Escala de Desenvolvimento Motor – EDM (3 aos 10 anos)

Manual de Avaliação Motora

Autor: Francisco Rosa Neto

Editora: Artmed - 2002

Páginas: 144

Apresentando um método de aplicação de testes atrativo para a criança, que tende a colaborar para a avaliação completa e elucidativa do seu desenvolvimento motor. O leitor encontrará descrições detalhadas de aplicação, incluindo instrumentos e métodos a serem utilizados, todos ilustrados e acompanhados de estudos e caso.

Manual de Avaliação Motora
Descrição completa do Exame.

 

Glossário
Terminologia – Desenvolvimento

HISTÓRIA DA EDM

Os primeiros estudos e ensaios científicos com a versão clássica da avaliação motora ocorreram em 1988, no Brasil, através do livro clássico publicado na década de 60 “Éducation psycho-motrice et arriération mentale” dos autores franceses “Louis Picq e Pierre Vayer”. Os autores apresentavam um perfil psicomotor para crianças de 2 aos 5 anos e 6 aos 11 anos, com provas de outros autores clássicos (Ozeretski-Guilmain, Mira Stambak, Harris, Galifret-Granjon, Berges-Lezine, etc.)  nas áreas de coordenação dinâmica das mãos; coordenação dinâmica geral; equilíbrio; rapidez; organização do espaço; estruturação espaço-temporal;  e lateralidade. Durante esse período o perfil psicomotor (modelo clássico) foi aplicado em várias crianças com dificuldades na aprendizagem matriculadas na rede pública e privado. A versão clássica não possibilitava um estudo científico do desenvolvimento infantil; faltavam informações detalhadas e profundas sobre os testes clássicos; não existia um manual de orientação para a aplicação dos testes; faltavam dados estatísticos; sem classificação dos dados, tal situação possibilitou realizar estudos mais sólidos na Espanha.  A primeira versão modificada da escala motora foi apresentada na conclusão do programa de mestrado em deficiência mental na Espanha, onde o autor ampliou o seu conhecimento sobre a aplicação dos testes motores nos Hospitais Universitários de Sevilha “Virgen Macarena”. A  versão modificada foi apresentada na tese doutoral na Universidade de Zaragoza “Miguel Servet”, estudo com crianças de risco neurológico, transtornos do desenvolvimento, alterações neurológicas, etc. Paralelo a vivência clínica houve um estudo profundo sobre os autores clássicos, métodos e instrumentos de avaliação, método estatístico e pesquisa bibliográfica sobre o tema.
Ao retornar para o Brasil, Rosa Neto pode ampliar seus nestudos sobre a vivência prática dos testes motores em populações escolares, através dos cursos de graduação em Educação Física, Fisioterapia, Pedagogia, Fonoaudiologia e Medicina. De 1997 em diante foram mais 5000 avaliações motoras, possibilitando laboratórios (oficinas) de aprendizagem para acadêmicos, profissionais da Saúde e Educação, cursos de capacitação, participação em programas de especialização. Em 2002, foi publicado o “Manual de Avaliação Motora” pela editora ARTMED, com mais de 10.000 exemplares espalhados pelo Brasil.
Com a utilização do protocolo de avaliação motora “EDM” em vários trabalhos científicos em cursos de graduação de Psicologia, Educação Física, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Educação Especial, Medicina, Fonoaudiologia, Pedagogia, programas de mestrado e doutorado, o autor organizou um site com a apresentação de trabalhos realizados e informações sobre o tema. Em 2011 foi publicado o livro sobre desenvolvimento neuropsicomotor que oferece informações detalhadas sobre o Desenvolvimento Infantil. Em 2012 provavelmente será publicada a segunda edição do “Manual de Avaliação Motora”, ARTMED.

Escala de Desenvolvimento Motor

Os testes são ferramentas indispensáveis para a vida dos profissionais da área da Saúde e Educação. Para colhermos os benefícios que os testes podem oferecer, precisamos ter em mente este fator essencial. Qualquer ferramenta pode ser um instrumento bem ou mal utilizado. A testagem tem crescido em um ritmo cada vez mais acelerado, e esta atribuido efetivamente nas mais variadas áreas da vida cotidiana. A escala "E.D.M." surge com o propósito sobre tudo, de colocar a disposição de diferentes profissionais um conjunto de instrumentos de diagnóstico, que lhes permitam utilizar um método eficaz para realizar estudos transversais e longitudinais através de provas construídas sobre principios técnicos, científicos e critérios práticos coerentes.

 Autor: Francisco Rosa Neto

Centro: Universidade de Zaragoza, Espanha (Tese Doutoral)
Administração: Individual
Duração: Variável, entre 30 e 45 minutos
População: Alunos matriculados no ensino regular (pré-escola, de 1ª a 4ª série) e educação especial

Objetivos:

Analisar os problemas estabelecidos; diferenciar os diversos tipos de debilidade; suspeitar e inclusive afirmar a presença de dificuldades escolares,perturbações motoras e problemas de conduta; avaliar os progressos da criança, durante seu desenvolvimento evolutivo; iIdentificar os sinais de alerta nos transtornos neuroevolutivos; acompanhar a criança em diferentes etapas evolutivas.

Indicação:

Crianças com dificuldades na aprendizagem escolar; atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor; problemas na fala, na escrita e em cálculo; problemas de conduta (hiperatividade, ansiedade, falta de motivação, etc); alterações neurológicas, mentais, sensoriais, etc.

Áreas:

Motricidade fina (óculo manual), motricidade global (coordenação), equilíbrio (postura estática), esquema corporal(imitação de postura, rapidez), organização espacial (percepção do espaço), organização temporal (linguagem, estruturas temporais) e lateralidade (mãos, olhos e pés).

Variáveis:

Idades motoras; quocientes motores; escala motora; e perfil motor.

Profissionais:

Saúde e educação - Medicina (Pediatria, Psiquiatria e Neurologia infantil); Ensino Regular e Especial (Pedagogia); Psicologia; Educação Física; Fonoaudiologia; Fisioterapia; etc.

Material: "Kit de Avaliação Motora"

O Kit EDM compreende um conjunto de provas muito diversificadas e de dificuldade graduada (testes de 2 a 11 anos), conduzindo a uma exploração minusiosa de diferentes áreas do desenvolvimento motor.

O Kit Motor, após treze anos de muito trabalho e estudo, surge com o propósito, sobretudo, de colocar à disposição de diferentes profissionais um conjunto com critérios coerentes, princípios técnicos e científicos.

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  • Avaliação Motora – parte única

  • Avaliação Motora parte 2

  • Avaliação Motora parte 1

Artigos completos em periódicos

2013:

Goulardins JB, Marques JC, Casella EB, Nascimento RO, Oliveira JA. Motor profile of children with attention deficit hyperactivity disorder, combined type.Res Dev Disabil. v.34, n.1, p:40-5, 2013. Visualizar

2012:

1. ROSA NETO, F. ; GARCIA, P. M. ; RIOS, J. L. . Psychosocial profile of students from public shools of the city of Tubarão/SC/BRAZIL with positive indicators for ADHD. Journal of Public Health and Epidemiology, v. 4, p. 277-284, 2012. Visualizar

2011:

1. ROSA NETO, F. AMARO, K,N, PRESTES; D.B, ARAB,C . O esquema corporal de crianças com dificuldade de aprendizagem Rev. da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. v. 15, p. 15-22. n. 1, Jan/Jun,e 2011. Visualizar

2. ALANO VR, SILVA CJK, SANTOS APM, PIMENTA RA, WEISS SLI, ROSA NETO F. Aptidão física e motora em escolares com dificuldades na aprendizagem. v.19, n.3, p:69-75,2011. Visualizar

3. SOUZA, S.G; URZÊDA, W; SOUZA, S.G. Escala de desenvolvimento motor: avaliação e ampliação das habilidades motoras utilizando o conteúdo esportes: uma revisão. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, v.15, n. 154, Marzo de 2011. Visualizar

4. OKUDA, P. M. et al. Coordenação motora fina de escolares com dislexia e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. REV. CEFAC. v.13, n.5, p. 876-85. Jun 2011. Visualizar

2010:

1 - ROSA NETO, F. ; SANTOS, A. P. M. ; Xavier, R. ; AMARO, K. N. . A Importância da Avaliação Motora em escolares – Análise da confiabilidade da escala motora EDM. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano. v. 12, p. 422-427, 2010. Visualizar

2 - ROSA NETO, F. ; WEISS, S.L.I. ; SANTOS, A. P. M. ; AMARO, K. N. . Validação dos testes de motricidade fina da Escala de Desenvolvimento Motor (EDM). Revista da Educação Física/UEM (Impresso), v. 21, p. 67-75, 2010.

3 - AMARO, K. N. ; GOMES, L. J. ; SANTOS, A. P. M. ; ROSA NETO, F. . Desenvolvimento motor em escolares com dificuldades na aprendizagem. Movimento & Percepção (Online), v. 11, p. 35-42, 2010. Visualizar

4 - ROCHA, P.G.M; ROCHA, S.O; BERTOLASCE, A.L. A influência da iniciação ao treinamento esportivo sobre o desenvolvimento motor na infância: um estudo de caso. Revista da Educação Física/UEM, v.21, n.3, 2010. Visualizar

5 - MEDINA-PAPST, J;,MARQUES, I. Avaliação do desenvolvimento motor de crianças com dificuldades de aprendizagem. Rev. Bras. Cineantropom. Desempenho Hum. v. 12, n. 1  p.36-42, 2010. Visualizar

6 - SANTOS, A. P. M;  WEISS, S. L. I;  ALMEIDA, G. M. F. Avaliação e intervenção no desenvolvimento motor de uma criança com Síndrome de Down. Rev. bras. educ. espec. [online]. v.16, n.1, p. 19-30, 2010.  Visualizar

7 - RONDON, T.A; BARUKI, V.L.S; CRUZ, K.R.A; ,MACEDO, F.O. Atividades rítmicas e Educação Física escolar: possíveis contribuições ao desenvolvimento motor de escolares de 08 anos de idade. Motriz, Rio Claro, v.16 n.1 p.124-134, jan./mar. 2010. Visualizar

8 - REIS FILHO, A.D; SCHULLER, J.A.P. A capoeira como instrumento pedagógico no aprimoramento da coordenação motora de pessoas com síndrome de Down. Pensar a Prática, Goiânia, v. 13, n. 2, p. 121,maio/ago. 2010. Visualizar

9 - FIN,G; BARETTO, D.B.M. Avaliação motora de crianças com indicadores de dificuldades no aprendizado escolar, no município de Fraiburgo, Santa Catarina. Unoesc & Ciência – ACBS, Joaçaba, v. 1, n. 1, p. 5-12, jan./jun. 2010.  Visualizar

10 - THOMÉ, K;  ALONSOl, J.R; MONEGO, C; FOGAÇA, F.C; FERRETTI, R; NASCIMENTO, R. Avaliação do equilíbrio e lateralidade em crianças pré-escolares, Rev  Inspirar – Mov &  Saúde. v. 2, n. 4, p. 24-33.  jan/fev 2010.

11 ZENATTIi, A.A; WEBER, A.P; PEREIRA, F; FERRETTI, F;  Nascimento,R.Desenvolvimento nas áreas de motricidade global, esquema corporal e da organização temporal de crianças do Centro Educacional Infantil Municipal Criança é Esperança de Chapecó – SC. Rev  Inspirar – Mov &  Saúde. v. 2, n. 4, p. 42-49.  jan/fev 2010.

12. Prestes, D,B. Weiss, S ; Araújo. J.CO.A equoterapia no desenvolvimento motor e autopercepção de escolares com dificuldade de aprendizagem. Ciências & Cognição v. 15, n.3, p: 192-203, 2010.

13 - PEREIRA, P. ; MANZATTO, L. ; MARCO, A. . Análise do crescimento e desenvolvimento motor de escolares de 1ª a 4ª série do município de Holambra – São Paulo.  HU Revista, Juiz de Fora, v. 36, n. 4, p. 308-314, out./dez. 2010.

 14 - ROCHA, P. G. M. ; ROCHA, D. J. O. ; BERTOSCE, A. L. . A influência da iniciação ao treinamento esportivo sobre o desenvolvimento motor na infância: um estudo de caso. Revista da Educação Física/UEM.  Maringá, v. 21, n. 3, p. 469-477, 3. trim. 2010.

 15 - CARDOSO, F. G. C. ; ROSA NETO, F. ; BRUSAMARELLO, S. ; CORAZZA, T. D. M. . Validação de uma bateria de testes de organização espacial: análise da consistência interna. Temas sobre Desenvolvimento 2010; 17(100). Visualizar

2009:

1 - AMARO, K. N. ; SANTOS, A. P. M. ; BRUSAMARELO, S. ; Xavier, R. ; ROSA NETO, F. . Validação das Baterias de Testes de Motricidade Global e Equilíbrio da EDM. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. v. 17, p. 1-17, 2009. Visualizar

2 - MELCHIOR, C.K; SOARES, N.C; Laraia, E.M.S ; Barbosa, S.R.M . Avaliação do equilíbrio de crianças com deficiência auditiva por meio da escala de desenvolvimento motor. Ter. man; v.7, n.32,  p.270-277, jul/ago. 2009. Visualizar

3 - SANTOS, G.A; BICALHO, W.A; ALMEIDA, M.C.R. Estudo da coordenação motora fina em uma criança com trasnstorno de déficit de atenção/hiperatividade. MOVIMENTUM - Revista Digital de Educação Física, Ipatinga, v.4 – n. 1 – Fev/Jul. 2009. Visualizar

4 - AMARO, K. N.; XAVIER, R. F. C.; BRUSAMARELLO, S.; CORAZZA, T. D. M.; ROSA NETO, F. Desenvolvimento motor em escolares com dificuldade de aprendizagem. Lecturas Educación Física y Deportes - Revista Digital, Buenos Aires, v.14, n. 133, Jun. 2009.  Visualizar

5 - BOELL, J. E. W; AMARO, K. N; ROSA NETO, F. Intervenção motora em uma criança com Síndrome de Williams. Lecturas Educación Física y Deportes – Revista Digital, Buenos Aires, v. 14, n. 133, jun. 2009. Visualizar

2008:

1 - MIRANDA, M.J; BARBIERI, M; JONAS, Interferência ambiental e socioeconômica de crianças ribeirinhas. E. Estudos, Goiânia, v. 35, n. 11/12, p. 1179-1194, nov./dez. 2008. Visualizar

2 - ALMEIDA, G. M. F; SCHLINDWEIN – ZANINI, R; ROSA NETO, F. Reabilitação motora e cognitiva em crianças com síndrome de Down. Dementia & Neuropsychologia. São Paulo, Associação Neurologia Cognitiva e do Comportamento, v. 2. p. 45-45, 2008.

3 - Schlindwein-Zanini, R; ALMEIDA, G. M. F ; ROSA NETO, F. Desenvolvimento Motor e Cognitivo em Crianças com Deficiência Mental. Dementia & neuropsychologia, v. 1, p. 17-17, 2008.

4 - XAVIER, R. F. C; CORAZZA, T. D. M; BRUSAMARELLO, S.; CAMPOS, F. C. G.; AMARO K. N. Análise da organização temporal em escolares com dificuldade de aprendizagem. Lecturas Educación Física y Deportes - Revista Digital, Buenos Aires, v. 13, n. 127, Dez. 2008. Visualizar

5 - CASTRO, D. L. Expressão e criatividade de movimentos na escola: dançando uma conexão com o mundo.Lecturas Educación Física y Deportes - Revista Digital, Buenos Aires, v. 12, n. 109, 2008. Visualizar

6 - ROSA, G. K. B; MARQUES, I; PAPST, J. M; GOBBI, L. T. B. Desenvolvimento motor de criança com paralisia cerebral: avaliação e intervenção. Rev. Bras. Ed. Esp. Marília, v.14, n.2, p.163-176, Mai.-Ago. 2008. Visualizar

7 - FONSECA, F. R; BELTRAME, T. S; TKAC, C. M. Relação entre o nível de desenvolvimento motor e variáveis do contexto de desenvolvimento de crianças. Revista da Educação Física – UEM. Maringá, v. 19, n. 2, p. 183-194, 2. trim. 2008. Visualizar

 2007:

1 - BORGES, F. P; PALM, L. E. Desenvolvendo capacidades motoras em crianças com hidrocefalia em H107, 2007. Visualizar

2 - CASTRO, D. L. O aperfeiçoamento das técnicas de movimento em Dança. Movimento, Porto Alegre, v. 13, n. 1, p. 121-130, 2007. Visualizar

3 - ROSA NETO, F; PAIM, J. R. F; UEZ, A. Aptidão física e motora no ensino fundamental.Revista Iberoamericana de Psicomotrididad y Técnicas Corporales, n.26 v. 7(3), p. 93-106, 2007. Visualizar

4 - ROSA NETO F; POETA L.S; SILVA J. C, SILVA M.B. Intervenção psicomotora: Projeto de extensão Universitária. Revista Iberoamericana de Psicomotricidad y Técnicas Corporales, n. 26, v.7, p. 197-204, 2007. Visualizar

5 - ALMEIDA, G. M. F; ROSA NETO, F; BECKHAUSER, M. B; XAVIER, R. C. F; AMARO, K. N; SANTOS, A. P. M; ROSA, C. D; UEZ, A; TESSARI, A. A; AMORIM, P; PERINAZZO, K. PIPE – Programa de intervenção psicomotora específica. Revista Iberoamericana de Psicomotricidad y Técnicas Corporales, n. 26, v.7, p. 131-136, 2007. Visualizar

6 - SILVA, C.A; ROSA NETO, F; ALMEIDA, G M. F; AMARO, K. N; BASTOS, M. B. A importância da avaliação motora em escolares. Revista Iberoamericana de Psicomotricidad y Técnicas Corporales, n. 26, v.7, p. 137-146, 2007. Visualizar

7 - POETA, L.S; ROSA NETO F. Efeitos da psicomotricidade em uma criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Revista Iberoamericana de Psicomotricidad y Técnicas Corporales, n. 26, v.7, p. 167-176, 2007. Visualizar

8 - LIPOSCKI, D.B; PIUCCO, E.C.; BRUM, K.O; PINTO, G.L. A; ROSA NETO F. Proposta de avaliação postural e prevalência de desvios posturais em escolares com déficits de equilíbrio e de esquema corporal. Revista Iberoamericana de Psicomotricidad y Técnicas Corporales, n. 26, v.7, p. 155-166, 2007.  Visualizar

9 - ROSA NETO, F; ALMEIDA, G M. F; CAON, G; RIBEIRO, J. ; CARAM, J. A.; PIUCCO, Elaine C. Desenvolvimento Motor de crianças com Indicadores de Dificuldade na Aprendizagem Escolar. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 15, p. 45-51, 2007. Visualizar

10 - POETA, L.S; ROSA NETO F. Evaluación motora en escolares con indicadores del trastorno por déficit de atención/hiperactividad. Revista de Neurologia, v. 44, n. 3. p. 146-149, 2007. Visualizar

2006:

1 - MEDINA, J; ROSA, G. K. B; MARQUES, I. Desenvolvimento da organização temporal de crianças com dificuldades de aprendizagem. Revista da Educação Física. UEM Maringá, v. 17, n. 1, p. 107-116, 1º. sem. 2006. Visualizar

2 - PAZIN, J; FRAINER, D. E. S; MOREIRA, D. Crianças obesas têm atraso no desenvolvimento motor. Lecturas Educación Física y Deportes – Revista Digital, Buenos Aires, v. 101, p. 01-11, 2006. Visualizar

3 - MANSUR, S. S; MARCON, A. J. Perfil motor de crianças e adolescentes com deficiência mental moderada. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, v. 16, p. 09-15, 2006. Visualizar

4 - ROSA NETO, F; POETA, L.S. Prevalência de escolares com indicadores de transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Temas sobre Desenvolvimento, v. 14, n. 83, p. 57-62, 2006.

5 - ROSA NETO, F; WINK, A. D. Perfil Motor de Pré-escolares matriculados no ensino regular da cidade de Luís Eduardo Magalhães – Bahia. Revista Iberoamericana de Psicomotricidad y Técnicas Corporales, v. 6, n. 4, p. 35-42, 2006.

6 - POETA, L S; ROSA NETO, F. Características biopsicosociales de los escolares con indicadores de trastorno de déficit de atención e hiperactividad. Revista Brasileira de Neurología, v. 43, p. 584-588, 2006. Visualizar

7 - SOUZA NETO, S; et al. O corpo: na escola, da escola, no processo de escolarização. Caderno de atividades didático-pedagógica. In: PINHO, Sheila Zambello de; SAGLIETTI, José Roberto Corrêa. (Org.). Núcleos de Ensino. São Paulo: UNESP, 2006. p. 781-803. Visualizar

8 - SILVEIRA, C. R. A.; MENUCHI, M. R. T. P.; SIMÕES, C. S.’A.; CAETANO, M. J. D.; GOBBI, L. T. B. Validade de construção em testes de equilíbrio: ordenação cronológica na apresentação das tarefas. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano. v. 8, n. 3, p. 66-72, 2006. Visualizar

9 - MANSUR, S.S; MARCON, A.J. Perfil motor de crianças e adolescentes com deficiência mental moderada. Rev Bras Crescimento Desenvolv Hum.v.16, n.3, p. 09-15, 2006. Visualizar

2005:

1 - ROSA NETO, F; COSTA, S.H; POETA, L.S. Perfil Motor em escolares com problemas de aprendizagem. Pediatria Moderna, São Paulo, v. 41, n. 3, p. 109-117, 2005. Visualizar

2 - POETA, L.S; ROSA NETO, F Intervenção motora em uma criança com Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Lecturas Educación Física y Deportes - Revista Digital, Buenos Aires, ano 10, n. 89, Out. 2005. Visualizar

3 - ROSA NETO, F; BRAZ A. L. O; POETA, L.S; OELKE, S.A. Perfil biopsicossocial de uma criança com indicadores de altas habilidades.  Lecturas educacion fisica y deportes – Revista Digital, Buenos Aires, ano 10, n 82, 2005. Visualizar

4 - PELLEGRINI, A.M; SOUZA NETO, S; BENITES, L.C; VEIGA, M; MOTTA, A.L. O comportamento motor no processo de escolarização e a formação de professores de educação básica. Lecturas Educación Física y Deportes - Revista Digital, Buenos Aires, ano 10, n 81, fev. 2005. Visualizar

5 - PANTANALI, S.B; ROSA NETO, F; CAON, G . Incidência de alterações podais em pré-escolares de 2 a 6 anos de idade. Fisioterapia Brasil, São Paulo-SP, v. 6, n. 4, p. 245-250, 2005. Visualizar

6 - ROSA NETO, F; MATSUDO, S. M. M; LIPOSCKI, D. B; VIEIRA, G. F. . Estudo dos parâmetros motores de idosos residentes em instituições asilares da grande Florianópolis. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 13, p. 7-15, 2005. Visualizar

7 - CAETANO, M.J.D; SILVEIRA, C.R.A; GOBBI, L.T.B. Desenvolvimento motor de pré-escolares no Intervalo de 13 meses. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano. Universidade Estadual Paulista. Rio Claro, n.7, p.05-13, 2005. Visualizar

8 - SILVEIRA, C. R. A; GOBBI, L. T. B; CAETANO, M. J. D; ROSSI, A. C.a S; CANDIDO R. P. Avaliação motora de pré-escolares: relações entre idade motora e idade cronológica. Lecturas Educación Física y Deportes - Revista Digital, Buenos Aires, ano 10, n 83, abr. 2005. Visualizar

9 - BATISTELLA, P. A; KRYZOZUN, J; JULIANA, D. Características motoras de crianças com facilidade de desempenho escolar e dificuldade de desempenho escolar. Revista Biomotriz, Cruz Alta, v. 03, p. 87-97, 2005.

10 - SUZUKI, S; GUGELMIM, M. R. G; SOARES, A. V. O equilíbrio estático em crianças em idade escolar com transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade. Fisioterapia em Movimento, Curitiba, v.18, n.3, p. 49-54, jul./set., 2005. Visualizar

 2004:

1 - LINEBURGER, A. M; MANSUR, S. S; PARCIAS, S. R; ROSA NETO, F. Desenvolvimento motor de crianças asmáticas. Temas sobre Desenvolvimento, São Paulo-SP, v. 13, n. 73, p. 20-25, 2004.

2 - POETA, L. S. e ROSA NETO, F. Estudo epidemiológico dos sintomas do transtorno do déficit de atenção/hiperatividade e transtornos de comportamento em escolares da rede pública de Florianópolis usando a EDAH. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 26, n. 3, p. 150-5, 2004. Visualizar

3 - ROSA NETO, F; POETA, L. S; COQUEREL, P. R. S; SILVA, J. C.. Avaliação motora em escolares com problemas na aprendizagem escolar – Programa de motricidade infantil “perfil motor em crianças avaliadas em um programa de psicomotricidade”. Temas sobre desenvolvimento, v. 13, n.74, p. 19-24, 2004.

4 - MAGALHÃES, L.C; NASCIMENTO, V.C.S; REZENDE M. B. Avaliação da coordenação e destreza motora – ACOORDEM: etapas de criação e perspectivas de validação. Revista Terapia. Ocupacional. Univ. São Paulo, v. 15, n. 1, p. 17-25, jan./abr., 2004. Visualizar

5 - ALVIM, M P. B; BORGES, O. P. Análise da relação da estrutura espaço-temporal e alfabetização em crianças de 6 e 7 anos. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, vol. 4, nº 2, p. 155–167, 2004.

  BATISTELLA, P. A; CHAVES, N. R.M. A Influência de um programa de iniciação desportiva no desenvolvimento motor de crianças de 5ª Série do ensino fundamental. Revista Biomotriz, Cruz Alta, v. 2, p. 69-81, 2004.

2003:

1 - BATISTELLA, P.A; ROSA NETO, F. Estudo de parâmetros motores em escolares do sexo feminino e Masculino com idade de 6 a 10 anos da cidade de Cruz Alta-RS. Revista Biomotriz, Cruz Alta, v. 1, p. 51-57, 2003.

2- ROSA NETO, F; POETA, L.S; COQUEREL, P.R.S; PINHEIRO, R. Psicomotricidade. Expressa Extensão (UFPEL), Gramado/RS, v. 8, 2003.

3 - COQUEREL, P. R. S. Educação Física no Brasil versus avanços tecnológicos: reflexões sobre o futuro da formação acadêmica e da profissão. Revista de Estudos Vale do Iguaçu, União da Vitória, v. 3, p. 133-145, 2003.

4 - CASTRO, D. L; BARONI, J. F. Dança: movimento corporal comunicativo. Revista Movimento,Rio Grande/RS, v. 16, p. 17-21, 2003.

5 - CRIPPA, L. R; SOUZA J. M; SIMONI S; ROCCA R. D. Avaliação motora de pré-escolares que praticam atividades recreativas. R. da Educação Física. UEM Maringá, v. 14, n. 2, p. 13-20, 2. sem. 2003. Visualizar

2002:

1 - BATISTELLA, P. A; ZANCA,R.F; KRUG,M.R; OLIVEIRA, L. Dança e o desenvolvimento motor de portadores de necessidades educativas especiais – PNEEs. Caderno de Educação Especial, Santa Maria, v. 20, p. 89, 2002. Visualizar


Teses e dissertações

Tese:

CORDAZZO, Sheila Tatiana Duarte. Influência do brincar no desempenho motor, cognitivo e social de crianças em idade escolar no Brasil e em Portugual.  Tese (Doutorado) – Universidade do Estado de Santa Catarina, 2008. Visualizar

Dissertações:

AMARO, Kassandra Nunes. Intervenção motora para escolares com dificuldades na aprendizagem. 2008. Dissertação (mestrado) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2010. Orientador: Francisco Rosa Neto. Visualizar

SILVA, Miriam Bastos Beckhauser da. Estudo Longitudinal do Desenvolvimento Motor na Educação Infantil. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) – Universidade do Estado de Santa Catarina, 2009. Orientador: Francisco Rosa Neto. Visualizar

BRUM, Karla Oliveira. Avaliação motora de crianças obesas. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) – Universidade do Estado de Santa Catarina. 2009. Orientador: Francisco Rosa Neto. Visualizar

SABAGG, Samantha. Percepção dos estereótipos de gênero na avaliação do desenvolvimento motor de meninos e meninas. 2008.118f. Dissertação (mestrado) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

DI NUCCI, Fabio Porto. Caracterização do perfil psicomotor de crianças com transtornos do déficit de atenção e hiperatividade (TDA/H). 2007. 86f. Dissertação (mestrado) – Pontifícia Universidade Católica, Centro de Ciências da Vida, Campinas-SP, 2007. Visualizar

NOGUEIRA, Ana Angela Aparecida Vilmiz. Avaliação e intervenção psicopedagógica em crianças com indicativo de transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) do ensino fundamental. 2007. 125 f. Dissertação (mestrado) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2007. Orientador: Francisco Rosa Neto.

ARAÚJO, Júlio César de Oliveira. A influência da prática do judô na criança portadora de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). 2007. 66 f. Dissertação (Mestrado em Psicopedagogia) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2007. Orientador: Francisco Rosa Neto.

ALMEIDA, Geciely Munaretto Fogaça de. Deficiência mental: avaliação e classificação do desenvolvimento motor. 2007. 130 f. Dissertação (mestrado) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2007. Orientador: Francisco Rosa Neto. Visualizar

FERREIRA, Jairo Roberto Paim. Saúde escolar:2007. 102 f. Dissertação (mestrado) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2007. Orientador: Francisco Rosa Neto. Visualizar

SILVA, José Caetano da. Avaliação e intervenção motora em crianças portadoras de cardiopatia congênita. 2006. 107 f. Dissertação (mestrado) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2006. Orientador: Francisco Rosa Neto. Visualizar

POETA, Lisiane Schilling. Avaliação e intervenção motora em escolares com indicadores de transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). 2005.148 f. Dissertação (mestrado). Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2005. Orientador: Francisco Rosa Neto.

SILVEIRA, Silvana Maria Beduschi da. Avaliação e intervenção psicopedagógica em crianças com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) do ensino pré-escolar. 2004.  125 f. Dissertação (mestrado). Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2004. Orientador: Francisco Rosa Neto.

BONIN, Soely de Fátima Oliveira. Psicomotricidade e as dificuldades de aprendizagem específica (matemática): avaliação e intervenção em crianças no ensino fundamental. 2004.115 f. Dissertação (Mestrado em Psicopedagogia). Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2004. Orientador: Francisco Rosa Neto.

PEREIRA, Carlise Olschowsky. Estudo de parâmetros motores em pré-escolares do ensino fundamental. 2002. 74 f. Dissertação (mestrado). Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2002. Orientador: Francisco Rosa Neto.

CASTRO, Daniela Llopart. Movimento em dança. 2002. 101 f. Dissertação (mestrado) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2002. Orientador: Francisco Rosa Neto

DOMINGUES, Carla Agne. Características motoras de crianças asmáticas do município de Santa Maria/RS. 2002. 99 f. Dissertação (mestrado) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2002.  Orientador: Francisco Rosa Neto.

CARRILHO, Lisandra de Oliveira. O perfil motor de escolares obesos da cidade de Cruz Alta – RS. 2002.  118 f. Dissertação (mestrado) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2002. Orientador: Francisco Rosa Neto.

PAZIN, Joris. Aptidão física e motora: aspectos psicossociais no ensino fundamental. 2001.  120 f. Dissertação (mestrado) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2001. Orientador: Francisco Rosa Neto.

BATISTELLA, Pedro Antônio. Estudo de parâmetros motores em escolares com idade de 6 a 10 anos na cidade de Cruz Alta – RS. 2001. 103 f. Dissertação (mestrado) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2001. Orientador: Francisco Rosa Neto.

RODRIGUES, Lucinei Rocha.  Caracterização do desenvolvimento físico, motor e psicossocial de pré-escolares de Florianópolis-SC. 2000. 198 f. Dissertação (mestrado) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2000. Orientador: Francisco Rosa Neto.


Resumo em eventos

LOTH,E; BRASIL,P; FABRETI, L;PACINI,V; PEREIRA,A; PICANÇO,V. Perfil psicomotor dos alunos da educação de jovem e adultos da APAE de cascavel. II Congresso Paranaense de Fisioterapia Unioeste, 2006.


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