Manual de Avaliação Motora Terceira Idade – ESCALA EMTI

Maleta EDM Capa livro EDM Capa livro EDM Capa livro EDM

KIT EMTI

R$ 990,00
Escala Motora para Terceira Idade – EMTI
Quantidade:

O envelhecimento populacional é um fato crucial, visto que a população de idosos, em todo o mundo é o grupo que mais cresce. A população mundial de idosos estimada para 2020 é de 1,2 bilhões, sendo que o Brasil será o 5o país em população de idosos. Assim com o envelhecimento populacional, as doenças não transmissíveis e suas complicações, tornaram-se cada vez mais predominantes. Diversos estudos têm demonstrado os efeitos do envelhecimento sobre as mais diversas funções orgânicas, a atividade do sistema nervoso e as alterações cognitivas e comportamentais. Entretanto, muitas perdas funcionais dos idosos na verdade são causadas por fatores ambientais, como o estilo de vida, fatores sócio econômicos e culturais, possíveis de prevenção. Conhecendo-se e avaliando o perfil global do indivíduo idoso potencialmente se poderia evitar ou retardar, muitas vezes, a sua inclusão no Sistema de Saúde por doenças. Estima-se que, 20 a 40% dos problemas clínicos dos idosos, não possam ser diagnosticados unicamente através da abordagem médica clássica.

Tornou-se necessário o desenvolvimento de uma forma de avaliação precoce, ou seja, devemos estabelecer estratégias preventivas e de avaliação dos possíveis riscos à saúde. Assim diagnosticando precocemente e estabelecendo programas de prevenção podemos alcançar o chamado “envelhecimento bem sucedido”. Esta é uma obra que deve fazer parte da biblioteca de todos aqueles, que direta ou indiretamente trabalham com idosos, por sua enorme contribuição ao assunto. Nada escapou ao espírito minucioso do autor. Manual de Avaliação Motora para a Terceira Idade preenche todos os requisitos: o tema é altamente relevante, extremamente oportuno, uma obra em linguagem de fácil compreensão, de natureza multiprofissional e multidimensional da avaliação geriátrica.

Ficha Técnica

Manual de Avaliação Motora Terceira Idade – ESCALA EMTI

O manual de avaliação motora para a terceira idade oferece uma descrição clara e concisa das diferentes áreas da Motricidade Humana. O livro utiliza a Escala Motora para a Terceira Idade EMTI, método reconhecidamente testado e aprovado pelas principais universidades e hospitais do Brasil, que auxilia na identificação de alterações neurológicas, comportamentais, físicas e motoras.

Autor: Francisco Rosa Neto
Publicação: ARTMED 2009 (1ª Edição)
Centro: Laboratório de Desenvolvimento Humano do Centro de Educação Física e Fisioterapia da Universidade do Estado de Santa Catarina,LADEHU/CEFID/UDESC.
Administração: Aplicação individual
Duração: Variável, entre 40 a 60 minutos.
População: Indivíduos com idade superior a 60 anos.

Objetivos:

Grupos de risco para alterações motoras; sedentarismo; alterações de comportamento mental, psicológico e neurológico; controle evolutivo da aptidão motora.

Indicação:

Idosos e grupos especiais (Parkinson, AVC, Alcoolistas, Ludopatas).

Categorias:

Motricidade Fina / Motricidade Global / Equilíbrio Esquema corporal / Organização espacial Organização temporal

Áreas:

Motricidade fina; coordenação global; equilíbrio; esquema corporal; organização espacial e temporal.

Variáveis:

Aptidão Motora geral e específica; Escala Motora; e Perfil Motor.

Profissionais:

Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, profissionais de Educação Física, Médicos e Fisioterapeutas.

Conteúdo:

KIT EMTI, Livro, fichas, programa informático, vídeos.

Material

Kit de Avaliação:

O KIT compreende um conjunto de provas muito diversificadas e de dificuldade graduada, conduzindo a uma exploração minusiosa de diferentes áreas do desenvolvimento motor.

O Kit Motor, após treze anos de muito trabalho e estudo, surge com o propósito, sobretudo, de colocar à disposição de diferentes profissionais um conjunto com critérios coerentes, princípios técnicos e científicos.

Para baixar sugestões de Atividade Motora EMTI, clique aqui.

Para baixar o manual de avaliação motora, clique aqui.

Livro

Avaliação Motora para Terceira Idade


O manual de avaliação motora para a terceira idade oferece uma descrição clara e concisa das diferentes áreas da Motricidade Humana. O livro utiliza a Escala Motora para a Terceira Idade EMTI, método reconhecidamente testado e aprovado pelas principais universidades e hospitais do Brasil, que auxilia na identificação de alterações neurológicas, comportamentais, físicas e motoras.

Vídeos com Francisco Rosa Neto

Artigos, Teses e Dissertaçõescompletos em periódicos

2008:

ROSA NETO, F; COQUEREL, P.R.S. Parâmetros psicomotores e sociais em idoso IRONMAN. Revista iberoamericana de psicomotricidad y técnicas corporales, v. 8(4), p. 57-74, 2008. Visualizar

2006:

ROSA NETO, F; LIPOSCKI, D.B; TEIXEIRA, C.A.A. Estudo dos parâmetros motores em idosos com idade entre 70 e 79 anos pertencentes aos grupos da terceira idade da prefeitura de São José - SC. Lecturas Educación Física y Deportes – Revista Digital, Buenos Aires, v. 92, n. 10, p. 1-5, 2006. Visualizar

2005:

ROSA NETO, F; COQUEREL, P.R.S; SILVA, J.C; PIEMONTEZ, G.R. Efeito de um programa psicomotor sobre o comportamento motor num idoso alcoólatra em abstinência: relato de caso. R.E.V.I. Revista de Estudos do Vale do Iguaçu, União da Vitória - PR, v. 6, n. jan-jul, p. 85-96, 2005.

2004:

ROSA NETO, F; COQUEREL, P. R. S; POETA, L. S; GUIMARÃES, A.C.A. Parâmetros motores dos Parkinsonianos da região conurbada de Florianópolis. R. bras. Ci e Mov. v. 12, n. 1, p. 13-18, 2004. Visualizar

Artigos em Capítulos de Livros

Para baixar,clique aqui