Escala de Desenvolvimento Motor – EDM (3 aos 10 anos)

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KIT EDM

R$ 990,00
Escala de Desenvolvimento Motor – EDM (3 aos 10 anos)
Quantidade:

Os primeiros estudos e ensaios científicos do protocolo EDM, foram realizados no início da década de 90, no Brasil, através da versão do livro clássico publicado na década de 60 “Éducation psycho-motrice et arriération mentale” dos autores franceses “Louis Picq e Pierre Vayer”. Os autores apresentavam um perfil psicomotor para crianças de 2 aos 5 anos e 6 aos 11 anos, com provas de outros autores clássicos (Ozeretski-Guilmain, Mira Stambak, Harris, Galifret-Granjon, Berges-Lezine, etc.) nas áreas de coordenação dinâmica das mãos; coordenação dinâmica geral; equilíbrio; rapidez; organização do espaço; estruturação espaço-temporal; e lateralidade. Durante esse período o perfil psicomotor (modelo clássico) foi aplicado em várias crianças com dificuldades na aprendizagem matriculadas na rede pública e ensino particular. Tal citação bibliográfica não possibilitava trabalhos científicos sobre desenvolvimento infantil, pois faltavam subsídios e elementos para configurar uma bateria de provas motoras.

Tais dificuldades provocaram no autor ROSA NETO um espírito investigatório sobre os testes clássicos. Em 1991, foi concedida uma bolsa de pesquisa para realizar seus estudos de investigação na Espanha. A primeira versão modificada da escala motora foi apresentada na conclusão do curso de mestrado em deficiência mental, onde o autor ampliou o seu conhecimento sobre a aplicação dos testes motores no Hospital Universitário de Sevilha “Virgen Macarena”. Em 1996, a segunda versão foi apresentada na sua tese doutoral, Universidade de Zaragoza, pesquisa realizada no Hospital Universitário “Miguel Servet”. Paralelo a vivência clínica houve um estudo profundo sobre os autores clássicos, métodos e instrumentos de avaliação, método estatístico e pesquisa bibliográfica sobre o tema.

Ao retornar para o Brasil, o autor ampliou seus estudos sobre a aplicação prática dos testes motores em populações escolares, através dos cursos de graduação em Educação Física, Fisioterapia, Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia e Medicina. De 1997 em diante foram mais 3000 avaliações motoras, possibilitando laboratórios (oficinas) de aprendizagem para acadêmicos, profissionais da Saúde e Educação, cursos de capacitação, participação em programas de especialização. Em 2002, foi publicado o “Manual de Avaliação Motora” pela editora ARTMED, com mais de 10.000 exemplares espalhados de Norte a Sul do Brasil.

Com a utilização do protocolo de avaliação motora “EDM” em vários trabalhos científicos em cursos de graduação de Psicologia, Educação Física, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Educação Especial, Medicina, Fonoaudiologia, Pedagogia, programas de mestrado e doutorado, o autor organizou um site com a apresentação de trabalhos realizados e informações sobre o tema. Em 2011 foi publicado o livro sobre desenvolvimento neuropsicomotor que oferece informações detalhadas sobre o Desenvolvimento Infantil. Em março 2014 foi publicada a segunda edição do “Manual de Avaliação Motora”, DIOESC (Editora do governo do Estado de Santa Catarina).

Ficha Técnica

Manual de Avaliação Motora – ESCALA EDM

Os testes são ferramentas indispensáveis para a vida dos profissionais da área da Saúde e Educação. Para colhermos os benefícios que os testes podem oferecer, precisamos ter em mente este fator essencial. Qualquer ferramenta pode ser um instrumento bem ou mal utilizado. A testagem tem crescido em um ritmo cada vez mais acelerado, e esta atribuido efetivamente nas mais variadas áreas da vida cotidiana. A escala "E.D.M." surge com o propósito sobre tudo, de colocar a disposição de diferentes profissionais um conjunto de instrumentos de diagnóstico, que lhes permitam utilizar um método eficaz para realizar estudos transversais e longitudinais através de provas construídas sobre principios técnicos, científicos e critérios práticos coerentes.

Autor: Francisco Rosa Neto
Publicação: ARTMED 2002 (1ª Edição); DIOESC 2014 (2ª Edição); DIOESC 2015 (3ª Edição)
Centro: Laboratório de Desenvolvimento Humano - LADEHU / Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Administração: Aplicação individual
Duração: Variável, entre 40 a 60 minutos.
População: Alunos matriculados na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial

Objetivos:

Analisar os problemas estabelecidos; diferenciar os diversos tipos de debilidade; suspeitar e inclusive afirmar a presença de dificuldades escolares,perturbações motoras e problemas de conduta; avaliar os progressos da criança, durante seu desenvolvimento evolutivo; iIdentificar os sinais de alerta nos transtornos neuroevolutivos; acompanhar a criança em diferentes etapas evolutivas.

Indicação:

Crianças que frequentam Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial.

Categorias:

Motricidade Fina / Motricidade Global / Equilíbrio
Esquema corporal / Organização espacial
Organização temporal / Lateralidade

Áreas:

Motricidade fina (óculo manual), motricidade global (coordenação), equilíbrio (postura estática), esquema corporal(imitação de postura, rapidez), organização espacial (percepção do espaço), organização temporal (linguagem, estruturas temporais) e l ateralidade (mãos, olhos e pés).

Variáveis:

Idades motoras; quocientes motores; escala motora; e perfil motor.

Profissionais:

Educação e Saúde: Psicólogos, Pedagogos, Psicopedagogos, Terapeutas Ocupacionais, profissionais de Educação Física, Médicos, Fisioterapeutas e Fonoaudiólogos.

Conteúdo:

KIT EDM, Livro, fichas, programa informático, vídeos.

Material

Kit de Avaliação Motora

O Kit EDM compreende um conjunto de provas muito diversificadas e de dificuldade graduada (testes de 3 a 10 anos), conduzindo a uma exploração minusiosa de diferentes áreas do desenvolvimento motor.

Para baixar o glossário do EDM, clique aqui.

Livro

Manual de Avaliação Motora 3ª Edição

Manual de Avaliação Motora 3ª Edição


O Manual de Avaliação motora, de autoria do professor Dr. Francisco Rosa Neto, é um excelente material para aplicação de testes motores em crianças de 3 a 10 anos de idade. O leitor encontrará descrições detalhadas de aplicação dos testes, todos ilustrados e acompanhados de estudos e caso. Faça sua aquisição e conquiste todo o conhecimento necessário para aplicação de avaliações motoras nas crianças de sua cidade!

Vídeos com Francisco Rosa Neto

Artigos, Teses e Dissertaçõescompletos em periódicos

2018:

ROSA NETO, F.; BIANCO, C. Dispraxias – Identificação precoce nos transtornos de desenvolvimento e aprendizagem na Educação Infantil. Movimenta, 2018; 11(3): 349-356. Visualizar

ANJOS, I. V. C., & FERRARO, A. A. A influência da dança educativa no desenvolvimento motor de crianças.. Revista Paulista de Pediatria, v. 36, n. 3, p. 337-344, 2018. Visualizar

2017:

CAMPOS, S. D. F. D., FIGUEIREDO, M. D. O., MAZER-GONÇALVES, S. M., SANTOS, E. D., & MARONESI, L. C. O brincar para o desenvolvimento do esquema corporal, orientação espacial e temporal: análise de uma intervenção. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 25, n. 2, p. 275-285, 2017. Visualizar

SILVA, A. Z., PEREIRA, F. L. H., MINCEWICZ, G., DE ARAÚJO, L. B., GUIMARÃES, A. T. B., & ISRAEL, V. L. Intervenção psicomotora para estímulo do desenvolvimento motor de escolares de 8 a 10 anos. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, v. 19, n. 2, p. 150-16, 2017. Visualizar

RUAS DA SILVA, S.; OLIVEIRA, M.C.C.; CIASCA, S. Desempenho percepto-motor, psicomotor e intelectual de escolares com queixa de dificuldade de aprendizagem. Rev. Psicopedagogia 2017; 34(103): 33-44 Visualizar

2016:

ALVES, L. M., SIQUEIRA, C. M., FERREIRA, M. D. C. M., ALVES, J. F. M., LODI, D. F., BICALHO, L., & CELESTE, L. C. Rapid naming in Brazilian students with dyslexia and attention deficit hyperactivity disorder. Frontiers in psychology, v. 7, p. 21, 2016 Visualizar

SILVA J. K. M., SARGI A. M., ANDRADE I. C. O., ARAÚJO C. C., & DEL ANTONIO T. Desenvolvimento motor de crianças nascidas pré-termo e a termo na fase motora fundamental: um estudo transversal. Fisioterapia em movimento, v. 29, n. 3, p. 581-88, 2016. Visualizar

SANTOS, A. P. M. D., VILLAVERDE, L. N., COSTA, A. N. F., SANTOS, M. D. O., GREGÓRIO, E. C., ANDREIS, L. M., & ROSA NETO, F. Aspectos biopsicossociais em escolares com atraso no desenvolvimento motor: um estudo longitudinal. Journal of Human Growth and Development, v. 26, n. 1, p. 112-118, 2016 Visualizar

LAUX, R. C., DE OLIVEIRA, S. R., & CORAZZA, S. T. Intervenção psicomotora em crianças disgráficas. Distúrbios da Comunicação, v. 28, n. 4, 2016. Visualizar

TRINDADE, A. S., & NASCIMENTO, M. A. Avaliação do Desenvolvimento Motor em Crianças com Síndrome de Down. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 22, n. 4, p. 577-588, 2016. Visualizar

MATSUNAGA, N. Y., PEREIRA, K., MARCACINE, P. R., DE CASTRO, S. S., & PORCATTI DE WALSH, I. A. Efeitos de atividades psicomotoras no desenvolvimento motor de pré-escolares de cinco anos de idade. ConScientiae Saúde, v. 15, n. 1, 2016. Visualizar

LEAL, L.S.; SILVA, R.; AITA, K.; MONTEIRO, R.; MONTALVÃO, T. Avaliação do desenvolvimento Motor de Crianças Portadoras de Cardiopatia Congênita. International Journal of Cardiovascular Sciences. 2016;29(2):103-109 Visualizar

2015:

ROSA NETO, F., GOULARDINS, J. B., RIGOLI, D., PIEK, J. P., & OLIVEIRA, J. A. D. Motor development of children with attention deficit hyperactivity disorder. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 37, n. 3, p. 228-234, 2015. Visualizar

SANTOS, C. R., SILVA, C. C., DAMASCENO, M. L., MEDINA-PAPST, J., & MARQUES, I. Efeito da atividade esportiva sistematizada sobre o desenvolvimento motor de crianças de sete a 10 anos. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 29, n. 3, p. 497-506, 2015. Visualizar

LORENZO, S. M. D., BRACCIALLI, L. M. P., & ARAÚJO, R. D. C. T. Realidade virtual como intervenção na síndrome de Down: uma perspectiva de ação na interface saúde e educação. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 21, n. 2, p. 259-274, 2015. Visualizar

SANTOS, A. P. M., LLERENA, A. M. P., PEREIRA, F., COSTA, A. N. F., & ROSA NETO, F. Efeitos da intervenção motora em uma criança com síndrome de Williams. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 21, n. 3, p. 423-432, 2015. Visualizar

BACKES, B. M., PORTA, M. E., & DE ANGLAT, H. E. D. El movimiento corporal en la educación infantil y la adquisición de saberes. Educere, v. 19, p. 064, 2015. Visualizar

2014:

BARBOSA, G. O., & VAN MUNSTER, M. D. A. O efeito de um programa de equoterapia no desenvolvimento psicomotor de crianças com indicativos de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Revista brasileira de educação especial, v. 20, n. 1, p. 69-84, 2014. Visualizar

PAVÃO, S. L., ARNONI, J. L. B., OLIVEIRA, A. K. C. D., & ROCHA, N. A. C. F. Impact of a virtual reality-based intervention on motor performance and balance of a child with cerebral palsy: a case study. Revista Paulista de Pediatria, v. 32, n. 4, p. 389-394, 2014. Visualizar

2013:

GOULARDINS, J. B., MARQUES, J. C. B., CASELLA, E. B., NASCIMENTO, R. O., & OLIVEIRA, J. A. Motor profile of children with attention deficit hyperactivity disorder, combined type. Research in developmental disabilities, v. 34, n. 1, p. 40-45, 2013. Visualizar

BUCCO-DOS SANTOS, L., & ZUBIAUR-GONZÁLEZ, M. Desarrollo de las habilidades motoras fundamentales en función del sexo y del índice de masa corporal en escolares. Cuadernos de psicología del Deporte, v. 13, n. 2, p. 63-72, 2013. Visualizar

SANTOS, A. P. M., ROSA NETO, F., & PIMENTA, R. A. Avaliação das habilidades motoras de crianças participantes de projetos sociais/esportivos. Motricidade, v. 9, n. 2, p. 51-61, 2013. Visualizar

ROSA NETO, F., XAVIER, R. F. C., SANTOS, A. P. M., AMARO, K. N., FLORÊNCIO, R., & POETA, L. S. A lateralidade cruzada e o desempenho da leitura e escrita em escolares. Revista CEFAC, v. 15, n. 4, 2013. Visualizar

ROSA NETO, F; AMARO, K.N.; SANTOS A.P.M.; XAVIER R.; ECHEVARRIETA J.C.; MEDEIROS D.L.; GOMES L. Efeitos da intervenção motora em uma criança com transtorno do espectro do autismo. Temas sobre Desenvolvimento 2013; 19(105): 110-114. Visualizar

2011:

ALANO, V. R., SILVA, C. J. K., SANTOS, A. P. M., PIMENTA, R. A., WEISS, S. L. I., & ROSA NETO, F. Aptidão física e motora em escolares com dificuldades na aprendizagem. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 19, n. 3, p. 69-75, 2011. Visualizar

ROSA NETO, F., AMARO, K. N, PRESTES, D. B., & ARAB, C. O esquema corporal de crianças com dificuldade de aprendizagem. Psicologia Escolar e Educacional, v. 15, n. 1, 2011. Visualizar

OKUDA, P. M. M., LOURENCETTI, M. D., SANTOS, L. C. A. D., PADULA, N. A. D. M. R., & CAPELLINI, S. A. Coordenação motora fina de escolares com dislexia e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Revista CEFAC, p. 876-885, 2011. Visualizar

2010:

ROSA NETO, F., SANTOS, A. P. M., XAVIER, R. F. C., & AMARO, K. N. A Importância da avaliação motora em escolares: análise da confiabilidade da Escala de Desenvolvimento Motor. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, v. 12, n. 6, p. 422-427, 2010. Visualizar

ROCHA, P. G. M., ROCHA, D. J. O., & BERTOLASCE, A. L. A influência da iniciação ao treinamento esportivo sobre o desenvolvimento motor na infância: um estudo de caso. . Journal of Physical Education, v. 21, n. 3, p. 469-477, 2010. Visualizar

ROSA NETO, F., WEISS, S. L. I., SANTOS, A. P. M., & AMARO, K. N. Análise da consistência interna dos testes de motricidade fina da EDM - Escala de Desenvolvimento Motor. Journal of Physical Education, v. 21, n. 2, p. 191-197, 2010. Visualizar

PRESTES, D. B., WEISS, S., & ARAÚJO, J. C. O. A equoterapia no desenvolvimento motor e autopercepção de escolares com dificuldade de aprendizagem. Ciências & Cognição, v. 15, n. 3, 2010. Visualizar

CARDOSO F.; ROSA NETO, F.; BRUSAMARELLO, S., CORAZZA, T. Validação de uma bateria de testes de organização espacial: Análise da consistência interna. Temas sobre Desenvolvimento, 2010; 17(100):179-82. Visualizar

MEDINA-PAPST, J.; MARQUES, I. Avaliação do desenvolvimento motor de crianças com dificuldades de aprendizagem. Revista Brasileira Cineantropometria e Desempenho Humano, 2010; 12(1):36-42 Visualizar

POETA L.S.; DUARTE M.F.S.; GIULIANO I.C.B.; SILVA J.C.; SANTOS A.P.M.; ROSA NETO F. Desenvolvimento motor de crianças obesas. Revista bras. Ciência e Movimento, 2010; 18(4): 18-25. Visualizar

OKUDA, P.; MISQUIATI, A.R.N.; CAPELLINI, S. Caracterização do perfil motor de escolares com transtorno autístico. Revista Educação Especial, 2010; 23(38): 443-454. Visualizar

2009:

AMARO, K. N., SANTOS, A. P. M., BRUSAMARELLO, S., XAVIER, R. F. C., & NETO, F. R. Validação das baterias de testes de motricidade global e equilíbrio da EDM. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 17, n. 2, 2009. Visualizar

2008:

FONSECA, F. R., BELTRAME, T. S., & TKAC, C. M. Relação entre o nível de desenvolvimento motor e variáveis do contexto de desenvolvimento de crianças. Journal of Physical Education, v. 19, n. 2, p. 183-194, 2008. Visualizar

ROSA, G. K. B., MARQUES, I., MEDINA-PAPST, J., & GOBBI, L. T. B. Desenvolvimento motor de criança com paralisia cerebral: avaliação e intervenção. Revista Brasileira de Educação Especial, p. 163-176, 2008. Visualizar

2007:

POETA, L. S., & ROSA NETO, F. Evaluación motora en escolares con indicadores del trastorno por déficit de atención/hiperactividad. Revista Neurología, v. 44, n. 3, p. 146-149, 2007. Visualizar

ROSA NETO, F., ALMEIDA, G. M., CAON, G., RIBEIRO, J., CARAM, J. A., & PIUCCO, E. C. Desenvolvimento motor de crianças com indicadores de dificuldades na aprendizagem escolar. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 15, n. 1, p. 45-52, 2007. Visualizar

2006:

SILVEIRA, C. R. A., MENUCHI, M. R. T. P., SIMÕES, C. S., CAETANO, M. J. D., & GOBBI, L. T. B. Validade de construção em testes de equilíbrio: ordenação cronológica na apresentação das tarefas. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, v. 8, n. 3, p. 66-72, 2006. Visualizar

MANSUR S. S., & MARCON A. J. Perfil motor de crianças e adolescentes com deficiência mental moderada. Journal of Human Growth and Development, v. 16, n. 3, p. 9-15, 2006. Visualizar

2005:

CAETANO, M. J. D., SILVEIRA, C. R. A., & GOBBI, L. T. B. Desenvolvimento motor de pré-escolares no intervalo de 13 meses. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, v. 7, n. 2, p. 05-13, 2005. Visualizar

SUZUKI, S., GUGELMIM, M. R. G., & SOARES, A. V. O equilíbrio estático em crianças em idade escolar com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Fisioterapia em Movimento, v. 18, n. 3, 2005. Visualizar