Escala de Desenvolvimento Motor – EDM (3 aos 10 anos)

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KIT EDM

R$ 990,00
Escala de Desenvolvimento Motor – EDM (3 aos 10 anos)
Quantidade:

Os primeiros estudos e ensaios científicos do protocolo EDM, foram realizados no início da década de 90, no Brasil, através da versão do livro clássico publicado na década de 60 “Éducation psycho-motrice et arriération mentale” dos autores franceses “Louis Picq e Pierre Vayer”. Os autores apresentavam um perfil psicomotor para crianças de 2 aos 5 anos e 6 aos 11 anos, com provas de outros autores clássicos (Ozeretski-Guilmain, Mira Stambak, Harris, Galifret-Granjon, Berges-Lezine, etc.) nas áreas de coordenação dinâmica das mãos; coordenação dinâmica geral; equilíbrio; rapidez; organização do espaço; estruturação espaço-temporal; e lateralidade. Durante esse período o perfil psicomotor (modelo clássico) foi aplicado em várias crianças com dificuldades na aprendizagem matriculadas na rede pública e ensino particular. Tal citação bibliográfica não possibilitava trabalhos científicos sobre desenvolvimento infantil, pois faltavam subsídios e elementos para configurar uma bateria de provas motoras.

Tais dificuldades provocaram no autor ROSA NETO um espírito investigatório sobre os testes clássicos. Em 1991, foi concedida uma bolsa de pesquisa para realizar seus estudos de investigação na Espanha. A primeira versão modificada da escala motora foi apresentada na conclusão do curso de mestrado em deficiência mental, onde o autor ampliou o seu conhecimento sobre a aplicação dos testes motores no Hospital Universitário de Sevilha “Virgen Macarena”. Em 1996, a segunda versão foi apresentada na sua tese doutoral, Universidade de Zaragoza, pesquisa realizada no Hospital Universitário “Miguel Servet”. Paralelo a vivência clínica houve um estudo profundo sobre os autores clássicos, métodos e instrumentos de avaliação, método estatístico e pesquisa bibliográfica sobre o tema.

Ao retornar para o Brasil, o autor ampliou seus estudos sobre a aplicação prática dos testes motores em populações escolares, através dos cursos de graduação em Educação Física, Fisioterapia, Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia e Medicina. De 1997 em diante foram mais 3000 avaliações motoras, possibilitando laboratórios (oficinas) de aprendizagem para acadêmicos, profissionais da Saúde e Educação, cursos de capacitação, participação em programas de especialização. Em 2002, foi publicado o “Manual de Avaliação Motora” pela editora ARTMED, com mais de 10.000 exemplares espalhados de Norte a Sul do Brasil.

Com a utilização do protocolo de avaliação motora “EDM” em vários trabalhos científicos em cursos de graduação de Psicologia, Educação Física, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Educação Especial, Medicina, Fonoaudiologia, Pedagogia, programas de mestrado e doutorado, o autor organizou um site com a apresentação de trabalhos realizados e informações sobre o tema. Em 2011 foi publicado o livro sobre desenvolvimento neuropsicomotor que oferece informações detalhadas sobre o Desenvolvimento Infantil. Em março 2014 foi publicada a segunda edição do “Manual de Avaliação Motora”, DIOESC (Editora do governo do Estado de Santa Catarina).

Ficha Técnica

Manual de Avaliação Motora – ESCALA EDM

Os testes são ferramentas indispensáveis para a vida dos profissionais da área da Saúde e Educação. Para colhermos os benefícios que os testes podem oferecer, precisamos ter em mente este fator essencial. Qualquer ferramenta pode ser um instrumento bem ou mal utilizado. A testagem tem crescido em um ritmo cada vez mais acelerado, e esta atribuido efetivamente nas mais variadas áreas da vida cotidiana. A escala "E.D.M." surge com o propósito sobre tudo, de colocar a disposição de diferentes profissionais um conjunto de instrumentos de diagnóstico, que lhes permitam utilizar um método eficaz para realizar estudos transversais e longitudinais através de provas construídas sobre principios técnicos, científicos e critérios práticos coerentes.

Autor: Francisco Rosa Neto
Publicação: ARTMED 2002 (1ª Edição); DIOESC 2014 (2ª Edição); DIOESC 2015 (3ª Edição)
Centro: Laboratório de Desenvolvimento Humano - LADEHU / Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Administração: Aplicação individual
Duração: Variável, entre 40 a 60 minutos.
População: Alunos matriculados na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial

Objetivos:

Analisar os problemas estabelecidos; diferenciar os diversos tipos de debilidade; suspeitar e inclusive afirmar a presença de dificuldades escolares,perturbações motoras e problemas de conduta; avaliar os progressos da criança, durante seu desenvolvimento evolutivo; iIdentificar os sinais de alerta nos transtornos neuroevolutivos; acompanhar a criança em diferentes etapas evolutivas.

Indicação:

Crianças que frequentam Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial.

Categorias:

Motricidade Fina / Motricidade Global / Equilíbrio
Esquema corporal / Organização espacial
Organização temporal / Lateralidade

Áreas:

Motricidade fina (óculo manual), motricidade global (coordenação), equilíbrio (postura estática), esquema corporal(imitação de postura, rapidez), organização espacial (percepção do espaço), organização temporal (linguagem, estruturas temporais) e l ateralidade (mãos, olhos e pés).

Variáveis:

Idades motoras; quocientes motores; escala motora; e perfil motor.

Profissionais:

Educação e Saúde: Psicólogos, Pedagogos, Psicopedagogos, Terapeutas Ocupacionais, profissionais de Educação Física, Médicos, Fisioterapeutas e Fonoaudiólogos.

Conteúdo:

KIT EDM, Livro, fichas, programa informático, vídeos.

Material

Kit de Avaliação Motora

O Kit EDM compreende um conjunto de provas muito diversificadas e de dificuldade graduada (testes de 3 a 10 anos), conduzindo a uma exploração minusiosa de diferentes áreas do desenvolvimento motor.

Para baixar o glossário do EDM, clique aqui.

Livro

Manual de Avaliação Motora 3ª Edição

Manual de Avaliação Motora 3ª Edição


O Manual de Avaliação motora, de autoria do professor Dr. Francisco Rosa Neto, é um excelente material para aplicação de testes motores em crianças de 3 a 10 anos de idade. O leitor encontrará descrições detalhadas de aplicação dos testes, todos ilustrados e acompanhados de estudos e caso. Faça sua aquisição e conquiste todo o conhecimento necessário para aplicação de avaliações motoras nas crianças de sua cidade!

Vídeos com Francisco Rosa Neto

Artigos, Teses e Dissertaçõescompletos em periódicos

2016:

SANTOS, A. P. M. ; VILLAVERDE, L. L. ; ANDREIS, L.M. ; ROSA NETO, F. Biopsychosocial factors contributing to delayed motor development in children: a longitudinal study. Journal of Human Growth and Development (Print), v. 26, p. 37-42, 2016. Visualizar

SANTOS, A. P. M. ; PIMENTA, R. A. ; COSTA, A. N. F. ; MOURA, M. ; POETA, Lisiane Schilling ; ROSA NETO, F. Desenvolvimento motor e comportamento sedentário em escolares de 8 a 9 anos. Pediatria Moderna, 2016.

2015:

BUCCO, L.; ZUBIAUR, M .Análisis del desarrollo motor en escolares brasileños con medidas corporales de obesidad y sobrepeso / Analysis of the Motor Development in Brazilian Schoolchildren with Corporal Measures of Obesity and Overweight. Revista Internacional de Medicina y Ciências de la Actividad Física y el Deporte, vol. 15 (59) pp. 593-611, 2015. Visualizar

PAIM FERREIRA, J. R. ; ROSA NETO, F. ; POETA, Lisiane Schilling ; Xavier, R. ; SANTOS, A. P. M. ; MEDEIROS, D. L. Avaliação Motora em escolares com Dificuldades de Aprendizagem. Pediatria Moderna (São Paulo. 1999. Impresso), v. 37, p. 229-235, 2015. Visualizar

ROSA NETO, F.; GOULARDINS, J. B. ; RIGOLI, D. ; PIEK, J. P. ; OLIVEIRA, J. A. AMOTOR DEVELOPMENT OF CHILDREN WITH ATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDER. Revista Brasileira de Psiquiatria (São Paulo. 1999. Impresso), v. 37, p. 229-235, 2015. Visualizar

SANTOS, A. P. M. ; LLERENA, A.M. ; PEREIRA, F. ; COSTA, A. N. F. ; ROSA NETO, F. Efeitos da Intervenção Motora em uma criança com Síndrome de Williams. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 21, p. 423-432, 2015. Visualizar

2013:

GOULARDINS, Juliana B.; MARQUES, Juliana C. Bilhar; CASELLA, Erasmo B.; NASCIMENTO, Roseane O.; OLIVEIRA, Jorge A. Motor profile of children with attention deficit hyperactivity disorder, combined type. Research in Developmental Disabilities 34, 40–45, 2013. Visualizar

ROSA NETO, F.; SANTOS, A. P. M. ; PIMENTA, R. A. Avaliação das habilidades motoras de crianças participantes de projetos sociais/esportivos. Motricidade, v. 9, p. 50-60, 2013. Visualizar

ROSA NETO, F.; SANTOS, A. P. M. ; XAVIER, R. F. C. ; AMARO, K. N.; POETA, L.; FLORENCIO, R. A lateralidade cruzada e o desempenho da leitura e escrita em escolares. Revista CEFAC (Online), v. 15, p. 864-872, 2013. Visualizar

ROSA NETO, F.; SANTOS, A. P. M. ; XAVIER, R. F. C. ; AMARO, K. N.; POETA, L.; FLORENCIO, R. A lateralidade cruzada e o desempenho da leitura e escrita em escolares. Revista CEFAC (Online), v. 15, p. 864-872, 2013. Visualizar

SANTOS, A. P. M. ; ROSA NETO, F. ; XAVIER, R. F. C. ; AMARO, K. N. ; JATOBÁ, L ; MEDEIROS, D. L. ; ECHEVARRIETA, J. C. C. Efeitos da Intervenção motora em uma criança com Transtorno do Espectro Autista. Temas sobre Desenvolvimento, v. 19, p. 110-114, 2013.

2012:

ROSA NETO, Francisco; GARCIA, Patrícia Mello; RIOS, Jaqueline Lourdes. Psychosocial profile of students from public schools of the city of Tubaro, Santa Catarina, Brazil with positive indicators for attention deficit hyperactivity disorder (ADHD). Journal of Public Health and Epidemiology, v. 4, p. 277-284, 2012. Visualizar

SOUZA, Janaína Medeiros de; BRUSAMARELLO, Sheila; SILVA, Cristiane Alves da; CARDOSO, Fernanda Guimarães Campos; ROSA NETO, Francisco. Desenvolvimento neuropsicomotor de lactentes de creches de Florianópolis – SC. Pediatria Moderna, V 48 N 6, 2012. Visualizar

2011:

ALANO, V.; KROITTS, C.; SANTOS, A. P. M. ; ROSA NETO, F. Aptidão física e motora em escolares com dificuldades na aprendizagem. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 19, p. 69, 2011. Visualizar

CARDOSO, F. G. C. ; ROSA NETO, F. ; BRUSAMARELO, S. Validação de uma bateria de testes de organização espacial: análise da consistência interna. . Temas sobre Desenvolvimento, v. 17, p. 179-182, 2011.

ROSA NETO, F.; AMARO, K. N.; PRESTES, D. B. ; ARAB, C. O esquema corporal de crianças com dificuldade de aprendizagem. Psicologia Escolar e Educacional (Impresso), v. 15, p. 15-22, 2011. Visualizar

2010:

CARDOSO, F.G.C.C.; ROSA NETO, F.; BRUSAMARELLO, S.; CORAZZA, T.D.M. Validação de uma bateria de testes de organização espacial: Análise da consistência interna. Temas sobre Desenvolvimento; 17(100):179-82, 2010. Visualizar

PEREIRA, P.; MANZATTO, L.; MARCO, A. Análise do crescimento e desenvolvimento de escolares de 1ª a 4ª série do município de Holambra – SP. HU Revista, Juiz de Fora, v. 36, n. 4, p. 308-314, out./dez. 2010. Visualizar

PRESTES, D. B.; WEISS, S.; ARAÚJO, J. C. O. A equoterapia no desenvolvimento motor e autopercepção de escolares com dificuldade de aprendizagem. Ciências & Cognição, v. 15, n.3, p: 192-203, 2010. Visualizar

ROCHA, P. G. M.; ROCHA, D. J. O.; BERTOSCE, A. L. A influência da iniciação ao treinamento esportivo sobre o desenvolvimento motor na infância: um estudo de caso. Revista da Educação Física, UEM, Maringá, v. 21, n. 3, p. 469-477, 3. trim. 2010. Visualizar

ROSA NETO, F.; WEISS, S.L.I.; SANTOS, A. P. M.; AMARO, K. N. ANÁLISE DA CONSISTÊNCIA INTERNA DOS TESTES DE MOTRICIDADE FINA DA EDM - ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR. Revista da Educação Física, v. 21, n. 2, p. 191-197, 2, 2010. Visualizar

ROSA NETO, F.; SANTOS, A. P. M.; XAVIER, R. F. C.; AMARO, K. N. A. Importância da avaliação motora em escolares: análise da confiabilidade da Escala de Desenvolvimento Motor. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum, 12(6):422-42, 2010. Visualizar

THOMÉ, K; ALONSOl, J. R; MONEGO, C; FOGAÇA, F. C; FERRETTI, R; NASCIMENTO, R. Avaliação do equilíbrio e lateralidade em crianças pré-escolares. Rev Inspirar: Mov & Saúde v. 2, n. 4, p. 24-33. jan/fev 2010.

ZENATTII, A. A; WEBER, A. P; PEREIRA, F; FERRETTI, F; NASCIMENTO, R. Desenvolvimento nas áreas de motricidade global, esquema corporal e da organização temporal de crianças do Centro Educacional infantil municipal Criança é Esperança de Chapecó-SC. Rev Inspirar: Mov & Saúde, v. 2, n. 4, p. 42-49. jan/fev 2010.

2009:

MELCHIOR, C. K; SOARES, N. C; LARAIA, E. M. S; BARBOSA, S. R. M. Avaliação do equilíbrio de crianças com deficiência auditiva por meio da escala de desenvolvimento motor. Ter. Man; v.7, n. 32, p.270-277, jul/ago. 2009.

PRESTES, D. B.; AMARO, K. N.; ARAB; C.; ROSA NETO, F. Avaliação e intervenção motora com uma criança autista. Revista Digital - Buenos Aires - Año 14 - Nº 138, 2009. Visualizar

2008:

ALMEIDA, G. M. F; SCHLINDWEIN-ZANINI, R; ROSA NETO, F. Reabilitação motora e cognitiva em crianças com síndrome de Down. Dementia & Neuropsychologia, São Paulo, Associação Neurologia Cognitiva e do Comportamento, v. 2. p. 45-45, 2008.

FONSECA, F. R; BELTRAME, T. S; TKAC, C. M. Relação entre o nível de desenvolvimento motor e variável do contexto de desenvolvimento de crianças. Revista da Educação Física, UEM. Maringá, v. 19, n. 2, p. 183-194, 2. trim. 2008. Visualizar

ROSA, G. K. B; MARQUES, I; PAPST, J. M; GOBBI, L. T. B. Desenvolvimento motor de crianças com paralisia cerebral: avaliação e intervenção. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.14, n.2, p.163-176, Mai.-Ago. 2008. Visualizar

SCHLINDWEIN-ZANINI, R; ALMEIDA, G. M. F; ROSA NETO, F. Desenvolvimento motor e cognitivo em crianças com deficiência mental. Dementia & Neuropsychologia, v. 1, p. 17-17, 2008.

2007:

LIPOSCKI, D. B.; ROSA NETO, F.; SAVALL, A. C. Validação do conteúdo do Instrumento de Avaliação Postural – IAP. Revista Digital - Buenos Aires - Año 12 - N° 109, 2007. Visualizar

LOTH, E.; BRASIL, P.; FABRETI, L.; PACINI, V.; PEREIRA, A.; PICANÇO, V. PERFIL PSICOMOTOR DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO JOVEM E ADULTA DA APAE DE CASCAVEL. II Congresso Paranaense de Fisioterapia Unioeste - Cascavel 6-10 de outubro de 2007. Visualizar

POETA, L. S.; ROSA NETO, F. Evaluación motora en escolares con indicadores del trastorno por déficit de atención/hiperactividad. REV NEUROL; 44 (3): 146-149, 2007. Visualizar

ROSA NETO, F.; ALMEIDA, G.M. F. CAON, G.; RIBEIRO, J. CARAM, J. A. Desenvolvimento motor de crianças com indicadores de dificuldades na aprendizagem escolar. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v.15, p. 45-51, 2007. Visualizar

2006:

MANSUR, S. S.; MARCON, A. J. PERFIL MOTOR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA MENTAL MODERADA. Rev Bras Crescimento Desenvolv Hum.;16(3):09-15, 2006. Visualizar

PAZIN, J.; FRAINER, D. E. S.; MOREIRA, D. Crianças obesas têm atraso no desenvolvimento motor. Revista Digital - Buenos Aires - Año 11 - N° 101, 2006. Visualizar

POETA, L. S.; ROSA NETO, F. Características biopsicosociales de los escolares con indicadores de trastorno de déficit de atención e hiperactividad. REV NEUROL; 43 (10): 584-588584, 2006. Visualizar

ROSA NETO, F.; FERREIRA, J. R. P.; UEZ, A. Aptidão física e aptidão motora no ensino fundamental. Revista Iberoamericana de Psicomotricidad y Técnicas Corporales, v. 7 (3), n. 27, p. 93-106, 2006. Visualizar

ROSA NETO, F; POETA, L.S. Prevalência de escolares com indicadores de transtornos do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Temas sobre Desenvolvimento, v. 14, n. 83, p. 57-62, 2006.

SILVEIRA, C. R. A.; MENUCHI, M. R. T. P.; SIMÕES, C. S.’A.; CAETANO, M. J. D.; GOBBI, L. T. B. Validade de construção com testes de equilíbrio: ordenação cronológica na apresentação das tarefas. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, v. 8, n. 3, p. 66-72, 2006. Visualizar

WINCK, A. D.; ROSA NETO, F. Perfil motor de Pré-escolares matriculados no ensino regular da cidade de Luís Eduardo Magalhães-Bahia. Revista Iberoamericana de Psicomotricidad y Técnicas Corporales, v. 6, n. 24, p. 35-42, 2006. Visualizar

2005:

BATISTELLA, P. A; KRYZOZUN, J; JULIANA, D. Características motoras de crianças com facilidade de desempenho escolar e dificuldade de desempenho escolar. Revista Biomotriz, Cruz Alta, v. 03, p. 87-97, 2005.

CAETANO, M. J. D.; SILVEIRA, C. R. A.; GOBBI, L. T. B. DESENVOLVIMENTO MOTOR DE PRÉ-ESCOLARES NO INTERVALO DE 13 MESES. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, 7 (2), P. 05-13, 2005. Visualizar

PANTANALI, S.B; ROSA NETO, F; CAON, G. Incidência de alterações podais em Pré-escolares de 2 a 6 anos de idade. Fisioterapia Brasil, São Paulo-SP, v. 6, n. 4, p. 245-250, 2005.

PELLEGRINI, A.M; SOUZA NETO, S; BENITES, L.C; VEIGA, M; MOTTA, A.L. O comportamento motor no processo de escolarização e a formação de professores de Educação Física. Lecturas Educación Física y Deportes, Revista Digital, Buenos Aires, ano 10, n. 81, 2005. Visualizar

POETA, L.S; ROSA NETO, F. Intervenção motora em uma criança com transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Lecturas Educación Física y Deportes, Revista Digital, Buenos Aires, ano 10, n. 89, 2005. Visualizar

ROSA NETO, F.; BRAZ, A. L. O.; POETA, L. S.; OELKE, S. A. Perfil biopsicossocial de uma criança com indicadores de altas habilidades. Lecturas Educación Física y Deportes, Revista Digital, Buenos Aires, ano 10, n. 82, 2005 Visualizar

SILVEIRA, C. R. A.; GOBBI, L. T. B.; CAETANO, M. J. D.; ROSSI, A. C. S.; CANDIDO, R. P. Avaliação motora de pré-escolares: relações entre idade motora e idade cronológica. Lecturas Educación Física y Deportes, Revista Digital, Buenos Aires, Año 10 - N° 83, 2005. Visualizar

SUZUKI, S.; GUGELMIM, M. R. G.; SOARES, A. V. . Fisioterapia em Movimento, v.18, n.3, p. 49-54, 2005. Visualizar

2004:

ALVIM, M P. B; BORGES, O. P. Analise da situação da estrutura espaço temporal e alfabetização em crianças de 6 a 7 anos. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 4, n. 2, p. 155–167, 2004. Visualizar

BATISTELLA, P. A; CHAVES, N. R. M. A influência de um programa de iniciação desportiva no desenvolvimento motor de crianças de 5ª serie de ensino fundamental. Revista Biomotriz, Cruz Alta, v. 2, p. 69-81, 2004.

LINEBURGER, A. M; MANSUR, S. S; PARCIAS, S. R; ROSA NETO, F. Desenvolvimento motor de crianças asmáticas. Temas sobre Desenvolvimento, São Paulo-SP, v. 13, n. 73, p. 20-25, 2004.

MAGALHÃES, L. C.; NASCIMENTO, V. C. S.; REZENDE, M. B. Avaliação da coordenação e destreza motora ACOORDEM: etapas de criação e perspectivas de validação. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, v. 15, n. 1, p. 17-25, 2004. Visualizar

POETA, L. S.; ROSA NETO, F. Estudo epidemiológico dos sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade e Transtornos de Comportamento em escolares da rede pública de Florianópolis usando a EDAH. Rev Bras Pisquiatr; 26(3):150-5, 2004. Visualizar

ROSA NETO, F; POETA, L. S; COQUEREL, P. R. S; SILVA, J. C. Avaliação motora em escolares com problemas na aprendizagem escolar: Programa de motricidade infantil "Perfil motor em crianças avaliadas em um programa de motricidade". Temas sobre desenvolvimento, v. 13, n. 74, p. 19-24, 2004.

2003:

BATISTELLA, P.A; ROSA NETO, F. Estudo de parâmetros motores em escolares do sexo feminino e masculino com idade de 6 a 10 anos da cidade de Cruz Altas - RS. Revista Biomotriz, Cruz Alta, v. 1, p. 51-57, 2003.

CASTRO, D. L; BARONI, J. F. Dança: movimento corporal comunicativo. Revista Movimento, Rio Grande/RS, v. 16, p. 17-21, 2003.

COQUEREL, P. R. S. Educação Física no Brasil versus avanços tecnológicos: reflexões sobre o futuro da formação acadêmica e da profissão. Revista de Estudos Vale do Iguaçu, União da Vitória, v. 3, p. 133-145, 2003.

CRIPPA, L. R.; SOUZA, J. M.; SIMONI, S.; ROCCA, R. D. AVALIAÇÃO MOTORA DE PRÉ-ESCOLARES QUE PRATICAM ATIVIDADES RECREATIVAS. R. da Educação Física/UEM, V. 14, N. 2, P. 13-20, 2003. Visualizar

ROSA NETO, F; POETA, L.S; COQUEREL, P.R.S; PINHEIRO, R. Psicomotricidade. Expressa Extensão (UFPEL), Gramado/RS, v. 8, 2003.

TESES:

CORDAZZO, Sheila Tatiana Duarte. Influência do brincar no desempenho motor, cognitivo e social de crianças em idade escolar no Brasil e em Portugual. Tese (Doutorado) – Universidade do Estado de Santa Catarina, 2008. Visualizar

Dissertações:

AMARO, Kassandra Nunes. Intervenção motora para escolares com dificuldades na aprendizagem. 2008. Dissertação (mestrado) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2010. Orientador: Francisco Rosa Neto. Visualizar

SILVA, Miriam Bastos Beckhauser da. Estudo Longitudinal do Desenvolvimento Motor na Educação Infantil. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) – Universidade do Estado de Santa Catarina, 2009. Orientador: Francisco Rosa Neto. Visualizar

BRUM, Karla Oliveira. Avaliação motora de crianças obesas. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) – Universidade do Estado de Santa Catarina. 2009. Orientador: Francisco Rosa Neto. Visualizar

BRUM, Karla Oliveira. Avaliação motora de crianças obesas. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) – Universidade do Estado de Santa Catarina. 2009. Orientador: Francisco Rosa Neto.

SABAGG, Samantha. Percepção dos estereótipos de gênero na avaliação do desenvolvimento motor de meninos e meninas. 2008.118f. Dissertação (mestrado) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

DI NUCCI, Fabio Porto. Caracterização do perfil psicomotor de crianças com transtornos do déficit de atenção e hiperatividade (TDA/H). 2007. 86f. Dissertação (mestrado) – Pontifícia Universidade Católica, Centro de Ciências da Vida, Campinas-SP, 2007.

NOGUEIRA, Ana Angela Aparecida Vilmiz. Avaliação e intervenção psicopedagógica em crianças com indicativo de transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) do ensino fundamental. 2007. 125 f. Dissertação (mestrado) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2007. Orientador: Francisco Rosa Neto.

ALMEIDA, Geciely Munaretto Fogaça de. Deficiência mental: avaliação e classificação do desenvolvimento motor. 2007. 130 f. Dissertação (mestrado) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2007. Orientador: Francisco Rosa Neto. Visualizar

FERREIRA, Jairo Roberto Paim. Saúde escolar: 2007. 102 f. Dissertação (mestrado) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2007. Orientador: Francisco Rosa Neto. Visualizar

SILVA, José Caetano da. Avaliação e intervenção motora em crianças portadoras de cardiopatia congênita. 2006. 107 f. Dissertação (mestrado) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2006. Orientador: Francisco Rosa Neto. Visualizar

POETA, Lisiane Schilling. Avaliação e intervenção motora em escolares com indicadores de transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). 2005.148 f. Dissertação (mestrado). Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2005. Orientador: Francisco Rosa Neto.

SILVEIRA, Silvana Maria Beduschi da. Avaliação e intervenção psicopedagógica em crianças com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) do ensino pré-escolar. 2004. 125 f. Dissertação (mestrado). Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2004. Orientador: Francisco Rosa Neto.

BONIN, Soely de Fátima Oliveira. Psicomotricidade e as dificuldades de aprendizagem específica (matemática): avaliação e intervenção em crianças no ensino fundamental. 2004.115 f. Dissertação (Mestrado em Psicopedagogia). Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2004. Orientador: Francisco Rosa Neto.

PEREIRA, Carlise Olschowsky. Estudo de parâmetros motores em pré-escolares do ensino fundamental. 2002. 74 f. Dissertação (mestrado). Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2002. Orientador: Francisco Rosa Neto.

CASTRO, Daniela Llopart. Movimento em dança. 2002. 101 f. Dissertação (mestrado) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2002. Orientador: Francisco Rosa Neto

DOMINGUES, Carla Agne. Características motoras de crianças asmáticas do município de Santa Maria/RS. 2002. 99 f. Dissertação (mestrado) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2002. Orientador: Francisco Rosa Neto.

CARRILHO, Lisandra de Oliveira. O perfil motor de escolares obesos da cidade de Cruz Alta – RS. 2002. 118 f. Dissertação (mestrado) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2002. Orientador: Francisco Rosa Neto.

PAZIN, Joris. Aptidão física e motora: aspectos psicossociais no ensino fundamental. 2001. 120 f. Dissertação (mestrado) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2001. Orientador: Francisco Rosa Neto.

BATISTELLA, Pedro Antônio. Estudo de parâmetros motores em escolares com idade de 6 a 10 anos na cidade de Cruz Alta – RS. 2001. 103 f. Dissertação (mestrado) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2001. Orientador: Francisco Rosa Neto.

RODRIGUES, Lucinei Rocha. Caracterização do desenvolvimento físico, motor e psicossocial de pré-escolares de Florianópolis-SC. 2000. 198 f. Dissertação (mestrado) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2000. Orientador: Francisco Rosa Neto.

Resumo em eventos

LOTH,E; BRASIL,P; FABRETI, L;PACINI,V; PEREIRA,A; PICANÇO,V. Perfil psicomotor dos alunos da educação de jovem e adultos da APAE de cascavel. II Congresso Paranaense de Fisioterapia Unioeste, 2006.

Artigos em Capítulos de Livros

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