Sobre o Autor

  • FRANCISCO ROSA NETO

    Professor / Palestrante

"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção."

- Paulo Freire

Apresentação:

FRANCISCO ROSA NETO, nasceu em 14 de novembro 1960, Itapetininga, no Estado de São Paulo. Cursou o ensino fundamental na rede pública. Em 1977, sua família foi transferida para o Sul do País (pai funcionário do Banco do Brasil e mãe professora do ensino fundamental), neste período completou o ensino médio e ingressou no curso de Educação Física da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Após a conclusão da graduação, cursou os programas de especialização em “EDUCAÇÃO ESPECIAL”; e “EDUCAÇÃO INFANTIL”. Durante esta etapa: trabalhou com escolares na Prefeitura Municipal de Florianópolis; coordenou uma equipe de profissionais de Educação Física em uma Instituição particular com 5.000 alunos; e foi funcionário do Hospital de Caridade.

Em novembro de 1991 foi contemplado com uma bolsa de estudos do governo federal - CAPES, matriculou-se no programa de Mestrado em Deficiência Mental e Transtornos de Aprendizagem, Faculdade de Medicina da Universidade de Sevilha; em 1993 iniciou o programa de Doutorado na Faculdade de Medicina da Universidade de Zaragoza, Espanha. Após a conclusão dos estudos no exterior, retornou ao Brasil no segundo semestre de 1996.

Em 1997 prestou concurso público para a Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC e foi efetivado como professor universitário. Na Instituição ajudou a criar o programa de mestrado e doutorado em Ciências do Movimento Humano, orientou (1997-2014) 36 trabalhos científicos (mestrado e doutorado) na área de Desenvolvimento Motor. Coordenador do Laboratório de Desenvolvimento Humano, com linhas de investigação científica: lactentes de risco neurológico e risco social; crianças com dificuldades de aprendizagem escolar; e terceira idade.

Trabalhou na Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL atuou nos cursos de Fisioterapia, Educação Física, Medicina, mestrado em psicopedagogia. Vivenciou experiências clínicas nos Hospitais Universitários de Sevilha e Zaragoza (Espanha); Hospital Universitário de Florianópolis (HU/UFSC); Ambulatório Materno Infantil da UNISUL. Atualmente é presidente da Sociedade Brasileira de Motricidade Humana, autor de cinco livros sobre Desenvolvimento Humano e vários artigos.

Linhas de Pesquisa:

Motricidade Infantil
  • Realiza avaliação e intervenção em crianças de 0 a 48 meses com fatores de risco neurológico ou social para o desenvolvimento neuropsicomotor.
  • Realiza Avaliação motora e intervenção com escolares de 04 a 11 anos que apresentam dificuldades na aprendizagem escolar, transtornos de conduta, síndrome de down, transtornos invasivos do desenvolvimento.
  • Desenvolve e valida instrumentos para avaliação do desenvolvimento desta população.

Gerontomotricidade
  • Avalia a aptidão motora em adultos e idosos.
  • Realiza programas de intervenção, através de atividades motoras para manter e/ou recuperar as habilidades motoras em declínio com o avanço da idade.
  • Desenvolve e valida instrumentos de avaliação da aptidão motora e da qualidade de vida, para esta população.

Projetos de Pesquisa:

  • Avaliação da leitura e escrita em escolares matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental na Rede Publica.
  • Avaliação e Intervenção neuropsicomotora.
  • Saúde Escolar.
  • Avaliação e Intervenção motora de 3 a 10 Anos.
  • Intervenção Motora para crianças com dificuldade na aprendizagem.
  • Avaliação e intervenção neuropsicomotora em crianças com histórico de prematuridade.
  • Estimulação Precoce em crianças de Risco Social.

Livrospublicados

Manual de Desempenho Escolar

Unisul / 2010 / 121 páginas

Avaliação Motora para Terceira Idade

Artmed / 2009 / 268 páginas

Manual de Avaliação Motora - 1ª EDIÇÃO

Artmed / 2002 / 144 páginas

Desenvolvimento Neuropsicomotor do Lactente ao Ensino Fundamental

UNISUL / 2011 / 164 páginas