Escala de Desenvolvimento Infantil – EDI (0 aos 2 anos)

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EDI



(Esgotado)

Escala de Desenvolvimento Infantil – (0 aos 2 anos)

Nos primeiros anos de vida da criança que ocorrem importantes avanços nas aquisições motoras, cognitivas, de linguagem e social. As aquisições neuropsicomotoras nesta fase ajudam na compreensão do desenvolvimento da criança, uma vez que esse período é marcado como a fase crítica.

Identificar os fatores de risco neurológico é um processo complexo, principalmente nos primeiros meses de vida, onde a variabilidade de comportamento, tônus muscular, atividade postural e habilidades funcionais são comuns. Para a identificação de alterações do desenvolvimento motor de crianças, há instrumentos padronizados, dentre eles, a Escala de Desenvolvimento Infantil (EDI). Esta representa uma versão modificada e atualizada da Escala de Desenvolvimento Psicomotor da Primeira Infância, de Brunet e Lezine, que avalia crianças de zero a 24 meses de idade, caracteriza-se por sua aplicação simples e rápida e sua correção é imediata, alcançando no cálculo um quociente de desenvolvimento específico e global, reduzindo ao máximo a influência do examinador devido uma ordenação dos testes.

As atualizações e modificações da escala surgiram pela necessidade que o contexto atual exige, como: material de fácil aplicação; sistema de registros de dados informatizados; elaboração de um protocolo para registro dos dados; variáveis quantitativas; classificação dos dados encontrados; perfil neuropsicomotor; elaboração de um manual de aplicação e orientação dos testes neuropsicomotores; e material pedagógico para a aplicação. Tais fatores possibilitaram uma maior aproximação com a prática clínica, permitindo a verificação qualitativa e quantitativa do desenvolvimento infantil, sensível a desvios do desenvolvimento.

Ficha Técnica

Manual de Desenvolvimento Infantil – ESCALA EDI

Neste capítulo estudaremos o Desenvolvimento Infantil em diferentes etapas evolutivas, abordando a ontogênese. Serão vistos os períodos de desenvolvimento, considerações gerais, algumas definições, padrões de desenvolvimento no aspecto motor, na motricidade fina e linguagem, bem como as principais etapas evolutivas e suas características (neonato, lactente, pré-escolar, escolar).

Indicação:

Lactentes e grupos especiais.

Categorias:

Linguagem / Coordenação óculo-motriz Social / Postura

Profissionais:

Psicólogos, Médicos, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais e Fonoaudiólogos.

Kit de Avaliação Neuropsicomotora

O Kit EDI compreende um conjunto de provas muito diversificadas e de dificuldade graduada (testes de 0 a 2 anos - lactente), conduzindo a uma exploração minuciosa de diferentes áreas do desenvolvimento (óculo-motriz, linguagem, postura e social).

Para baixar a ficha de avaliação EDI, clique aqui.

Livro

Desenvolvimento Neuropsicomotor do Lactente ao Ensino Fundamental


O desenvolvimento humano é complexo e encontra-se influenciado por uma série de fatores, incluindo os aspectos físico, neurológico, psicossocial e motor. As mudanças físicas, neurológicas, na capacidade sensorial e nas habilidades motoras são consideradas etapas do desenvolvimento e podem influenciar em outros aspectos. Exemplos: uma criança com perda auditiva pode apresentar um déficit importante na aprendizagem escolar; outros com problemas no peso (obesidade infantil) apresentam alterações no comportamento emocional, físico e motor.

Artigos, Teses e Dissertaçõescompletos em periódicos

2012:

SILVA, C. A.; CAON, G.; ROSA NETO, F.; BRUSAMARELO, S.. Fatores de risco neuropsicomotor em lactentes com histórico de prematuridade. Pediatria Moderna, v. 48, p. 65-72, 2012. Visualizar

SOUZA, Edifrance Sá de; MAGALHÃES, Lívia de Castro. Motor and functional development in infants born preterm and full term: influence of biological and environmental risk factors. Revista Paulista de Pediatria, Belo Horizonte, p.462-470, 25 jun. 2012. Visualizar

SOUZA, J. M.; BRUSAMARELO, S.; SILVA, C. A.; CAMPOS, F. C. G.; ROSA NETO, F.. Desenvolvimento Neuropsicomotor de lactentes de creches de Florianópolis - SC. Pediatria Moderna, v. 48, p. 223-228, 2012. Visualizar

CUSTODIO, Zaira Aparecida de Oliveira; CREPALDI, Maria Aparecida e CRUZ, Roberto Moraes. Desenvolvimento de crianças nascidas pré-termo avaliado pelo teste de Denver-II: revisão da produção científica brasileira. Psicologia: Reflexão e Crítica, vol.25, n.2, p.400-406, 2012. Visualizar

OLIVEIRA, Luddi Luiz de et al. Desenvolvimento infantil: concordância entre a caderneta de saúde da criança e o manual para vigilância do desenvolvimento infantil. Revista paulista de pediatria, vol.30, n.4, 2012. Visualizar

SOUZA, Edifrance Sá de e MAGALHAES, Lívia de Castro. Desenvolvimento motor e funcional em crianças nascidas pré-termo e a termo: influência de fatores de risco biológico e ambiental. Revista paulista de pediatria, vol.30, n.4, 2012. Visualizar

BRADSHAW, Catherine P.; WAASDORP, Tracy E.; LEAF, Philip J.. Effects of School-Wide Positive Behavioral Interventions and Supports on Child Behavior Problems. Pediatrics - Official Journal Of The American Academy Of Pediatrics, Usa, p. e1136-e1145. 15 out. 2012. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2013. Visualizar

SMITS-ENGELSMAN, Bouwien; HILL, Elisabeth L.. The Relationship Between Motor Coordination and Intelligence Across the IQ Range. Pediatrics - Official Journal Of The American Academy Of Pediatrics, Usa, p. e950-e956. 17 set. 2012. Disponível em: . Acesso em: 22 mar. 2013. Visualizar

COLLETT, Brent R. et al. Development at Age 36 Months in Children With Deformational Plagiocephaly. Pediatrics - Official Journal Of The American Academy Of Pediatrics, Usa, p. e109-e115. 24 dez. 2012. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2013. Visualizar

2011:

CARDOSO, F. G. C.; ROSA NETO, F.; BRUSAMARELO, S.. Validação de uma bateria de testes de organização espacial: análise da consistência interna. Temas sobre Desenvolvimento, v. 17, p. 179-182, 2011.

SILVA, C. A.; BRUSAMARELO, S.; CARDOSO, F. G. C.; ADAMCZYK, N. F.; ROSA NETO, F.. Desenvolvimento de prematuros com baixo peso ao nascer nos primeiros 2 anos de idade.. Revista Paulista de Pediatria, v. 29, p. 328-325, 2011. Visualizar

ROSA NETO, F.; AMARO, K. N.; PRESTES, D. B.; ARAB, C.. O Esquema Corporal de crianças com Dificuldades de Aprendizagem. Psicologia Escolar e Educacional, v. 15, p. 15-22, 2011.

ALANO, V.; KROITTS, C.; SANTOS, A. P. M.; ROSA NETO, F. . Aptidão física e motora em escolares com dificuldades na aprendizagem. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 19, p. 69, 2011.

LICHTIG, I. et al. Avaliação do comportamento auditivo e neuropsicomotor em lactentes de baixo peso ao nascimento. Revista de Associação Medica Brasileira, vol.47, n.1, p.52-58, 2011. Visualizar

UDDIN, Lucina Q. et al. Dynamic Reconfiguration of Structural and Functional Connectivity Across Core Neurocognitive Brain Networks with Development. The Journal Of Neuroscience, Stanford, p. 18578-18589. 22 out. 2011. Visualizar

2010:

KUHNEN, A; SOUZA, J.M; SILVA, C A; Rosa NETO, F. Caracterização do desenvolvimento neuropsicomotor em lactentes com fibrose cística / Characterization of neuropsychomotor development in babies with cystic fibrosis. Pediatria Moderna. v.5, n. 46, 2010. Visualizar

NASCIMENTO, R; PIASSÃO, C. Avaliação e estimulação do desenvolvimento neuropsicomotor em lactentes institucionalizados. Rev Neurocienc. v.18, n.4, p.469-478, 2010.

BRUSAMARELO, S.; SILVA, C. A.; ROSA NETO, F. Desenvolvimento neuropsicomotor de lactentes com obesidade. Temas sobre Desenvolvimento, v.17, p.65-69, 2010. Visualizar

T. B. VALENTE, L. H. R. HECKTHEUER, C. C. B. BRASIL. Condições socioeconômicas, consumo alimentar e estado nutricional de pré-escolares pertencentes a uma creche. Revista Alimentos e Nutrição. v.21, n.3, p.421-428, 2010. Visualizar

2009:

BARROS, Romina M.; SILVER, Ellen J.; STEIN, Ruth E. K.. School Recess and Group Classroom Behavior. Pediatrics - Official Journal Of The American Academy Of Pediatrics, Usa, p. 431-436. fev. 2009. Disponível em: . Acesso em: 26 mar. 2013.

2008:

NASCIMENTO, R; MADUREIRA, V.S.F; AGNE, J.E. Avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor de crianças em Centros de Educação Infantil em Concórdia. Rev Neurocienc . v.16, n.4, p.284-291, 2008.

KNICKMEYER, Rebecca C. et al. A Structural MRI Study of Human Brain Development from Birth to 2 Years. The Journal Of Neuroscience, Chapel Hill, p. 12176-18589. 4 out. 2008. Visualizar

2006:

MANSUR SS, NETO FR. Desenvolvimento Neuropsicomotor de lactentes desnutridos. Rev. bras. fisioter. v. 10, n. 2, p.185-191, 2006. Visualizar

ROSA NETO, F; CAON, G; BISSANI, CE; Silva, C.A; SOUZA, M.S. Características neuropsicomotoras de crianças de alto risco neurológico atendidas em um programa de follow-up / Psychomotor characteristics of high neurological risk children from a follow-up program Pediatria Moderna. v. 2 n.42, p. 79-85, 2006. Visualizar

Teses e dissertações

SOUZA, J.M. Avaliação do Desenvolvimento Neuropsicomotor de crianças entre 6 e 24 meses das Creches de Florianópolis-SC. 2003. Dissertação - Universidade do Estado de Santa Catarina.

MANSUR, S.S. Desenvolvimento neuropsicomotor de lactentes desnutridos. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

SILVA, C.A. Seguimento neuropsicomotor de crianças com historico de prematuridade. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Resumo em eventos

CAON, G; SILVA, C.A; ROSA NETO, F; BISSANI, C. Desenvolvimento Neuropsicomotor de crianças com histórico de prematuridade em acompanhamento ambulatorial. Trabalho de iniciação científica.