Escala de Desenvolvimento Infantil – EDI (0 aos 2 anos)

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EDI



(Esgotado)

Escala de Desenvolvimento Infantil – (0 aos 2 anos)

Nos primeiros anos de vida da criança que ocorrem importantes avanços nas aquisições motoras, cognitivas, de linguagem e social. As aquisições neuropsicomotoras nesta fase ajudam na compreensão do desenvolvimento da criança, uma vez que esse período é marcado como a fase crítica.

Identificar os fatores de risco neurológico é um processo complexo, principalmente nos primeiros meses de vida, onde a variabilidade de comportamento, tônus muscular, atividade postural e habilidades funcionais são comuns. Para a identificação de alterações do desenvolvimento motor de crianças, há instrumentos padronizados, dentre eles, a Escala de Desenvolvimento Infantil (EDI). Esta representa uma versão modificada e atualizada da Escala de Desenvolvimento Psicomotor da Primeira Infância, de Brunet e Lezine, que avalia crianças de zero a 24 meses de idade, caracteriza-se por sua aplicação simples e rápida e sua correção é imediata, alcançando no cálculo um quociente de desenvolvimento específico e global, reduzindo ao máximo a influência do examinador devido uma ordenação dos testes.

As atualizações e modificações da escala surgiram pela necessidade que o contexto atual exige, como: material de fácil aplicação; sistema de registros de dados informatizados; elaboração de um protocolo para registro dos dados; variáveis quantitativas; classificação dos dados encontrados; perfil neuropsicomotor; elaboração de um manual de aplicação e orientação dos testes neuropsicomotores; e material pedagógico para a aplicação. Tais fatores possibilitaram uma maior aproximação com a prática clínica, permitindo a verificação qualitativa e quantitativa do desenvolvimento infantil, sensível a desvios do desenvolvimento.

Ficha Técnica

Manual de Desenvolvimento Infantil – ESCALA EDI

Neste capítulo estudaremos o Desenvolvimento Infantil em diferentes etapas evolutivas, abordando a ontogênese. Serão vistos os períodos de desenvolvimento, considerações gerais, algumas definições, padrões de desenvolvimento no aspecto motor, na motricidade fina e linguagem, bem como as principais etapas evolutivas e suas características (neonato, lactente, pré-escolar, escolar).

Indicação:

Lactentes e grupos especiais.

Categorias:

Linguagem / Coordenação óculo-motriz Social / Postura

Profissionais:

Psicólogos, Médicos, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais e Fonoaudiólogos.

Kit de Avaliação Neuropsicomotora

O Kit EDI compreende um conjunto de provas muito diversificadas e de dificuldade graduada (testes de 0 a 2 anos - lactente), conduzindo a uma exploração minuciosa de diferentes áreas do desenvolvimento (óculo-motriz, linguagem, postura e social).

Para baixar a ficha de avaliação EDI, clique aqui.

Livro

Desenvolvimento Neuropsicomotor do Lactente ao Ensino Fundamental


O desenvolvimento humano é complexo e encontra-se influenciado por uma série de fatores, incluindo os aspectos físico, neurológico, psicossocial e motor. As mudanças físicas, neurológicas, na capacidade sensorial e nas habilidades motoras são consideradas etapas do desenvolvimento e podem influenciar em outros aspectos. Exemplos: uma criança com perda auditiva pode apresentar um déficit importante na aprendizagem escolar; outros com problemas no peso (obesidade infantil) apresentam alterações no comportamento emocional, físico e motor.